Em seu início na Série B 2019, o América amargou duas derrotas para times promovidos da terceira divisão. Na última sexta-feira, a equipe foi até Ponta Grossa, no Paraná, e perdeu para o Operário (campeão da Série C 2018), por 1 a 0. Nesta terça, na primeira partida como mandante, o Coelho caiu diante do Botafogo-SP (semifinalista), também por 1 a 0, no Independência.
O começo do América é semelhante ao de 2013, quando estreou na competição com revés para o Guaratinguetá, fora de casa, por 1 a 0, e foi superado na segunda rodada pelo Figueirense, por 4 a 2, no Independência. Porém, na sequência do campeonato, o Coelho embalou quatro vitórias consecutivas, sobre Palmeiras (1 a 0, fora), Icasa (2 a 1, fora), Oeste (4 a 3, casa) e Avaí (2 a 1, fora).
É essa série de bons resultados que o técnico Givanildo Oliveira espera até a pausa para a Copa América. Para isso, segundo o treinador, será necessário melhorar significativamente de rendimento. “Tem que jogar melhor. Fazer um jogo melhor, com mais criatividade, chegar mais e principalmente não tomar o gol. Nós tomamos um gol (na estreia), agora outro e acabou determinando as derrotas por 1 a 0 nos dois jogos. É aproveitar esses dez dias para melhorar em todas as situações. Precisamos melhorar a marcação, porque nós tomamos gol, e principalmente de ataque, porque precisamos fazer gol para ganhar. Ninguém ganha sem fazer gol”.
Os tropeços consecutivos na Série B deixaram o Coelho na 19ª posição, ainda sem pontuar e correndo o risco de encerrar a rodada na lanterna. “É complicado, difícil. Eu acho que a gente não fez um jogo ruim, controlamos, mas era uma equipe que a gente sabia que vinha para o contra ataque, vinha por uma bola, e acabaram achando uma bola no final por desatenção da gente. Tivemos muita chances mas a gente sabe que é dessa forma. Agora tem que trabalhar. A gente fica muito triste por ter sido hoje o aniversário do clube e ninguém queria que isso acontecesse, todo mundo sente muito”, lamentou o meia-atacante Felipe Azevedo.
No dia 11 de maio (sábado), às 11h, o América tentará buscar a primeira vitória na Série B contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela terceira rodada. Depois, enfrentará Sport (casa), Brasil de Pelotas (fora), Coritiba (casa), CRB (fora) e Bragantino (fora). A nona rodada, com data a ser definida pela CBF, só acontecerá depois da realização da Copa América, que será sediada no Brasil.
Resultados do América nas edições recentes da Série B:
2019
Operário-PR 1x0 América
América 0x1 Botafogo-SP
2017
Náutico 0x0 América
América 1x1 Goiás
Criciúma 1x3 América
América 0x2 Paysandu
América 1x0 Ceará
Vila Nova-GO 2x0 América
Internacional 1x1 América
Oeste 0x0 América
2015
América 1x1 Bahia
Luverdense 1x0 América
América 4x1 Santa Cruz
Bragantino 0x1 América
América 1x0 Sampaio Corrêa
Náutico 2x1 América
América 1x0 CRB
América 1x0 Atlético-GO
2014
Vasco 1x1 América
América 3x0 Ceará
Boa 1x3 América
Bragantino 0x2 América
América 2x0 Vila Nova-GO
América 3x1 Joinville
Santa Cruz 1x1 América
Atlético-GO 3x0 América
2013
Guaratinguetá 1x0 América
América 2x4 Figueirense
Palmeiras 0x1 América
Icasa 1x2 América
América 4x3 Oeste
Avaí 1x2 América
América 2x2 Paraná
América 2x2 Bragantino