
Saiba mais
Entre os favoritos para a conquista do título e principais desafiantes do Coelho estão as três equipes rebaixadas da Série A, junto com o América: Vitória, Sport e Paraná. Além dessas, aparecem como virtuais candidatos ao título o Coritiba, Figueirense, Atlético-GO e Ponte Preta. Os quatro que subiram da Série C – Operário-PR, Botafogo-SP, Cuiabá-MT e Bragantino-SP, vão brigar para se manter na Segunda Divisão.
O América, que foi campeão da Série B duas vezes (1997 e 2017), tenta o tricampeonato ou, na pior das hipóteses, voltar à Série A, competição que disputou por três vezes, a partir da adoção dos pontos corridos, em 2003. Será a sexta participação do Coelho na Série B no atual formato.
Seu primeiro adversário, por sua vez, foi o campeão da Série C de 2018 e participa pela primeira vez da B. O time tem ainda a seu favor o fato de ser o primeiro time brasileiro a conquistar os títulos consecutivos de duas séries: C e D. No Campeonato Paranaense deste ano, foi o quinto colocado.
Para a disputa da competição, o América não fez grandes contratações. A base é a equipe que terminou o Mineiro em terceiro lugar. Apenas uma contratação foi feita até o momento, a do goleiro Airton, ex-Pelotas-RS. O time perdeu jogadores importantes em relação à temporada passada, como o goleiro João Ricardo, o zagueiro Matheus Ferraz, o lateral-esquerdo Giovane e os atacantes Aylon, Rafael Moura e Luan.
O técnico Givanildo Oliveira vem tentando armar a equipe desde o Mineiro. A defesa está praticamente definida, com Fernando Leal, Leandro Silva, Paulão, Diego Jussani e João Paulo, assim como o meio-campo, com Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho. Mas o treinador ainda não conseguiu uma unanimidade no ataque. Tem testado cinco jogadores em três posições: Marcelo Toscano, Júnior Viçosa, Jonatas Belusso, Mateusinho e Neto Berola.
SITUAÇÔES PARECIDAS Existe uma grande semelhança no atual momento da maioria das 20 equipes que disputam a Série B. Apenas duas foram campeãs estaduais: Sport e o Atlético-GO. Duas foram vice-campeãs: CRB e Cuiabá. Quatro terminaram na terceira posição: América, Figueirense, Vila Nova e Coritiba. Londrina e Criciúma ficaram na quarta colocação.
O Vitória, embora fosse apontado como favorito ao título baiano, nem sequer chegou às semifinais da competição de seu estado. Foi o quinto colocado. Os demais times ficaram mal posicionados: no Paulista, a Ponte Preta foi a 9ª colocada, à frente do Oeste (10º), Guarani (11º), Botafogo (13º), Bragantino (14º) e São Bento (16º e rebaixado) – eram 16 equipes. O Paraná foi o sexto do estadual e o Brasil foi o 10º do Gaúcho.