Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

América fica no empate com Patrocinense, mas retoma liderança do Campeonato Mineiro

Coelho, no entanto, viu Cruzeiro ficar na igualdade no número de pontos

Matheus Adler
Felipe Azevedo foi um dos destaques do América no empate em Patrocínio - Foto: Estevão Germano/América
América e Patrocinense se enfrentaram na tarde deste domingo, em Patrocínio, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Em um jogo morno, as equipes ficaram no 0 a 0, mas o ponto conquistado foi o suficiente para o Coelho retomar a liderança do Estadual. 

Com a vitória do Atlético nesse sábado, o América havia perdido a liderança no saldo de gols, já que ambos tinham dez pontos. Agora, com 11, o Coelho está novamente no topo da tabela, mas viu o Cruzeiro ficar com a mesma pontuação. O time alviverde, no entanto, leva vantagem no saldo (9 a 6). O Patrocinense segue na quarta posição, com oito pontos.

O América agora pensa na URT, adversária do próximo sábado, às 21h, no Independência, pela sexta rodada do Estadual. O Patrocinense, por sua vez, visita o Cruzeiro, às 17h do domingo, no Mineirão.

O jogo

Givanildo Oliveira apostou na manutenção da base que venceu os dois últimos jogos, contra Tupi e Tombense, respectivamente. Com isso, Felipe Azevedo começou como titular, deixando Neto Berola no banco de reservas. O atacante desfalcou o time nos triunfos para acompanhar o nascimento de seu filho. 

O América começou a partida adiantado, marcando firme a saída de bola do Patrocinense.
Até chegou a criar uma chance com Júnior Viçosa no primeiro minuto, mas, pouco depois, recuou. O Patrocinense, por sua vez, apostava nos lançamentos longos, já que o Coelho se mostrava compacto em campo. E foi o time da casa que quase abriu o placar: aos 18’, Kellyton cruzou na medida para Otacílio Neto, que viu Fernando Leal defender a cabeçada à queima-roupa, no canto.

Após o susto, o América passou a atuar com mais frequência no campo de ataque do Patrocinense, explorando, principalmente, bolas paradas. A pouca objetividade do Coelho com a bola no pé facilitava a vida do time da casa, que conseguia armar vários contra-ataques. 

Sem alterações na escalação, porém, com a atitude modificada: foi assim que o América voltou para o segundo tempo. O time alviverde adiantou suas linhas de marcação e acelerou as jogadas, mostrando que empate não estava nos planos. Mas tanto o Coelho, como o Patrocinense, pecavam nos erros de passe, o que atrapalhava a criação de jogadas.

Aos 28’, no entanto, o Patrocinense conseguiu criar uma chance clara. Galego se antecipou a Leandro Silva, recebeu cruzamento na pequena área e mandou por cima do gol. O América respondeu três minutos depois com Felipe Azevedo, que arriscou de fora da área, exigindo de Júlio César, que foi no canto para espalmar.

A última chance da partida foi do Patrocinense, mais uma vez com Galego. O meio-campista se livrou de Paulão, bateu sem ângulo, mas viu Fernando Leal fazer uma grande defesa. Desta forma, o América retomou a liderança do Campeonato Mineiro.

PATROCINENSE X AMÉRICA

Patrocinense
Júlio César; Kellyton, Betão, Diego Borges e Ian Barreto; Bruno Moreno, Tony Galego, Davi e Dedê (Fernando, aos 42' do 2ºT); Felipe Alves (Otacílio Neto, aos 9’ do 1ºT) (Val Barreto, aos 32’ do 2ºT) e Pavani
Técnico: Wellington Fajardo

América
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Felipe Azevedo, Júnior Viçosa (Jonatas Belusso, aos 22’ do 2ºT) e Marcelo Toscano. 
Técnico: Givanildo Oliveira

Cartão amarelo: Ian Barreto, aos 5’ do 1ºT (PAT)

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
Data e horário: domingo, 3 de fevereiro de 2019, às 17h (de Brasília)

Árbitro: Felipe Fernandes Lima
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Samuel Henrique Soares Silva
.