América
None

CAMPEONATO MINEIRO

América vira no fim, vence a primeira como visitante e mantém liderança do Mineiro

Coelho sai atrás, mas bate Tombense por 2 a 1 com gol aos 43 do 2ºT

postado em 30/01/2019 23:33 / atualizado em 31/01/2019 01:35

João Zebral / América
O América manteve a liderança do Campeonato Mineiro. E foi no sufoco, com direito a virada no fim. O Coelho saiu atrás, mas buscou a reação e venceu o Tombense por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Estádio Almeidão, em Tombos. O time da casa saiu na frente, com Cássio Ortega, enquanto Júnior Viçosa empatou, ainda no primeiro tempo. O gol do triunfo alviverde saiu aos 43min da etapa final, quando Juninho mandou para as redes e assegurou o primeiro triunfo como visitante. 

O América, que vinha de goleadas sobre Villa Nova (3 a 0) e Tupi (5 a 0), manteve o embalo com a terceira vitória consecutiva. O Coelho chegou a dez pontos e abriu três de vantagem para o Cruzeiro, que ainda jogará nesta quinta-feira, quando visitará o Boa Esporte em Varginha. O time alviverde torce por tropeço celeste para se isolar na ponta do Estadual. O Tombense, por sua vez, perdeu a primeira na competição e permaneceu com cinco pontos. 

Na próxima rodada, o América terá outro compromisso como visitante. O Coelho vai a Patrocínio encarar o Patrocinense, às 17h, no domingo, dia 3, no Estádio Pedro Alves Nascimento. O Tombense enfrentará o Tupynambás, no mesmo dia, às 11h, no Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, em confronto direto por posição.

 

O jogo
 
O confronto em Tombos marcou o reencontro do Coelho com Ricardo Drubscky, que foi dirigente e ainda comandou o time alviverde em duas partidas na Série A de 2018, para depois assumir o Tombense. Mesmo diante do líder, a equipe do interior não se intimidou e mostrou que seria um páreo duro no acanhado Almeidão. O Carcará criou boas oportunidades e assustou o goleiro Fernando Leal. O América demorou um pouco a se acertar, especialmente no momento de trocar passes na transição entre defesa e ataque.

Depois de perder duas boas oportunidades, o Tombense saiu em vantagem. Aos 27min, Denilson invadiu a área, esperou a saída de Fernando Leal e tocou para Cássio Ortega emendar para as redes: 1 a 0. O Coelho tinha dificuldade nítida nos passes, enquanto o time da casa reforçou a marcação e saía com perigo nos contra-ataques.

No fim do primeiro tempo, o América conseguiu o empate. Marcelo Toscano levantou a bola para a área, em cobrança de falta. Matheusinho ficoui com a sobra e ergueu novamente. Júnior Viçosa se antecipou ao goleiro e acertou belo voleio: 1 a 1. O Coelho saiu no lucro com a igualdade. 

Virada no fim

No começo do segundo tempo, Felipe Azevedo limpou o lance na área, mas chutou em cima de  Felipe, que saiu bem e evitou a virada. Em seguida, o goleiro voltou a salvar em mais um arremate do meia-atacante do Coelho, espalmando com a ponta dos dedos. 

O técnico Givanildo Oliveira esperou até os 20min para mexer na equipe. Júnior Viçosa deixou o campo logo depois de receber o cartão amarelo, e foi substituído por Jonatas Belusso. Depois, Matheusinho e Marcelo Toscano saíram para as respectivas entradas de Christian e Carlos França. Quando o empate parecia ser o resultado final, o Coelho buscou a virada aos 43min. França acreditou na jogada, ganhou de Cássio Ortega e cruzou para Juninho completar: 2 a 1. Primeiro triunfo como visitante e liderança.

TOMBENSE 1 X 2 AMÉRICA

TOMBENSE
Felipe; Bruno Ferreira (Abner), Lincoln Silva, Reynaldo e Bruninho; Rodrigo, Lucas Chapecó (Marquinhos) e Juan (Everton); Cássio Ortega, Édson e Denilson
Técnico: Ricardo Drubscky

AMÉRICA
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho (Christian); Felipe Azevedo, Júnior Viçosa (Jonatas Belusso) e Marcelo Toscano (Carlos França)
Técnico: Givanildo Oliveira

Local: Estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão)
Data: quarta-feira, 30 de janeiro
Árbitro: Jeferson Antônio da Costa
Auxiliares: Marcus Vinicius Gomes e Filipe Ramos de Santana
Cartões amarelos: Bruno Ferreira (TOM); Júnior Viçosa, Diego Jussani (AME)
GOLS: Cássio Ortega, 27, Júnior Viçosa, aos 43min do 1ºT; Juninho, 43min do 2ºT

Tags: tombos liderança coelho tombense interiormg américa mineiro2019