Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

América goleia Tupi no Independência e assume liderança do Campeonato Mineiro

Com atuação consistente, Coelho arrasa time de Juiz de Fora por 5 a 0

José Cândido Junior
Jogadores do América comemoram com Paulão, autor do quarto gol na vitória expressiva sobre Tupi - Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press

O América é o novo líder do Campeonato Mineiro. Com atuação consistente, o Coelho dominou completamente o Tupi no Independência e venceu a partida pela terceira rodada do Estadual por goleada: 5 a 0. Matheusinho e Leandro Silva balançaram as redes no primeiro tempo; Felipe Azevedo, Paulão e Ademir definiram o triunfo americano na etapa final. 

Com o resultado, o América chega a sete pontos, sobe duas posições e assume a ponta da tabela de classificação.  A equipe de Givanildo Oliveira tem a mesma pontuação do Cruzeiro, mas leva vantagem no saldo de gols, critério de desempate – 8 a 3. Com dois triunfos e um empate na competição, o Coelho também possui a melhor defesa - foi vazado uma vez - e o ataque mais eficiente - nove gols. Já o Tupi fica na 11ª colocação, na zona do rebaixamento, com apenas um ponto. 

Na próxima rodada do Estadual, o América enfrenta o Tombense, nesta quarta-feira, às 21h30, em Tombos. No mesmo dia, o Tupi busca a recuperação em confronto com Villa Nova, lanterna da competição, às 20h, em Juiz de Fora. 


Domínio em campo e boa vantagem no placar

O América dominou as ações no primeiro tempo. O Tupi optou por postura mais defensiva à espera de contra-ataques e pouco se arriscou.
Com a marcação adiantada, o time de Givanildo Oliveira pressionou o adversário e chegou a balançar a rede aos 14 minutos, com Marcelo Toscano. O árbitro, no entanto, assinalou impedimento no lance. Aos 19min, outra chance para o Coelho: Paulão, na grande área, aproveitou cobrança de escanteio e desviou de cabeça, mas a bola saiu rente à trave direita. 

Pouco depois, foi a vez de Matheusinho quase abrir o placar para o América. O meia-atacante arrancou pela ponta esquerda, cortou para dentro e finalizou forte, rasteiro. O goleiro Ricardo Vilar saltou no canto direito e salvou o Tupi, mandando a escanteio. Já aos 27 minutos, Matheusinho não desperdiçou a chance. Perto da pequena área, o camisa 10 recebeu cruzamento de Zé Ricardo e, de primeira, completou para o gol: 1 a 0

O América ampliou a vantagem no placar aos 30 minutos. Juninho recebeu passe na entrada da área e rolou para Felipe Azevedo. O atacante viu o avanço de Leandro Silva e fez a assistência. O lateral-direito aproveitou, invadiu a área e bateu cruzado. A bola desviou em Emerson antes de estufar a rede: 2 a 0. O time da casa controlou o ritmo do jogo no decorrer da etapa, enquanto o Tupi mostrava dificuldades na criação de jogadas e seguia inofensivo. Aos 43min, quase o terceiro do Coelho. Toscano cobrou falta com muita categoria, perto da grande área.
Ricardo Vilar saltou no ângulo esquerdo, conseguiu desviar a bola, que ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo. 

Vira goleada no Horto 

O Tupi reforçou a marcação para o segundo tempo: o volante Rodrigo Baiano entrou no lugar de Fábio Henrique. No entanto, a equipe de Juiz de Fora sofreu o terceiro gol no jogo logo aos 4min da etapa final. Juninho lançou Felipe Azevedo por cima da zaga. O atacante americano entrou nas costas da zaga, driblou o goleiro e tocou com categoria para o gol: 3 a 0.  Em ampla vantagem, o  América diminuiu o ritmo. Aos 28 minutos, Givanildo fez duas alterações no setor ofensivo: Jonatas Belusso e França nas vagas de Júnior Viçosa e Felipe Azevedo. 

Sem esforços, o América chegou ao quarto gol na partida, aos 33 minutos. Após cobrança de escanteio de Toscano, a defesa do Tupi afastou mal, e a bola sobrou para Paulão, livre na área. O zagueiro bateu forte de primeira: 4 a 0. Nos acréscimos, Ademir, que entrara no lugar de Matheusinho, recebeu passe rasteiro de Belusso e, sozinho na pequena área, só completou para a rede, definindo a goleada por 5 a 0

AMÉRICA 5 X 0 TUPI 

América: Fernando Leal, Leandro Silva, Paulão, Diego Jussani e João Paulo. Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho (Ademir, aos 37’2ºT); Marcelo Toscano. Junior Viçosa (Jonatas Belusso, aos 28’2ºT) e Felipe Azevedo (França, aos 28’2ºT). Técnico: Givanildo Oliveira. 

Tupi: Ricardo Vilar, Afonso, Arthur Sanches, Aislan e Emerson Barbosa.
Diego Gomes, Eduardo Nardini, Fábio Henrique (Rodrigo Baiano, no intervalo) e Saulo. Hugo Ragelli (Breno, aos 17’2ºT))  e Gabriel Costa (Nélio, aos 32’2ºT). Técnico: Aílton Ferraz.

Gols: Matheusinho, aos 27min do 1ºT, Leandro Silva, aos 30min do 2ºT, Felipe Azevedo, aos 4min do 2ºT., Paulão, aos 33min do 2ºT, e Ademir, aos 47min do 2ºT (América)

Cartão amarelo: Felipe Azevedo (América)

Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Motivo: terceira rodada do Campeonato Mineiro
Data: domingo, 27 de janeiro

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Pedro Araújo Dias Cotta
.