Somente os jardineiros que podavam a grama estiveram em campo nesta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, na reapresentação do América para a temporada 2019. Esses funcionários nem sequer fizeram as marcações da linha de fundo, já que os 30 jogadores se dividiram entre exercícios na academia e exames fisioterápicos. Nesta sexta-feira, haverá testes cardiológicos. O primeiro contato com a bola está programado para sábado.
Entre os que saíram, a despedida mais sentida é a do goleiro João Ricardo, um dos grandes ídolos do América. Depois de quatro anos e meio como titular e 214 jogos oficiais, o camisa 1 se transferiu para a Chapecoense, com a qual assinou contrato de duas temporadas. Um dos motivos que o levaram a mudar de casa é a proximidade da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, com sua terra natal, Mariano Moro, no Rio Grande do Sul. A distância entre os municípios é de 148 quilômetros.
As novidades no América são muitas. A começar pelos sete contratados: o lateral-direito Leandro Silva, o lateral-esquerdo João Paulo, o zagueiro Diego Jussani, o meia Felipe Azevedo e os atacantes Marcelo Toscano, Júnior Viçosa e Neto Berola.
O Coelho também incorporou 11 atletas da equipe de aspirantes: Ynaiã (lateral-direito); Sabino, Lucas Bolívia (zagueiros); Vitor Hugo (lateral-esquerdo); Márcio e Morelli (volantes); Rafael Oller, Emiliano, Felipinho (armadores); Vinicius Henrique e Felipe Clemente (atacantes). Sabino e Vitão estão a serviço da equipe sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A estreia da equipe treinada por Givanildo Oliveira no Campeonato Mineiro será contra a Caldense, dia 20 de janeiro (domingo), às 11h, no Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas. O time também disputará a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
Diretor de futebol
O América ainda não definiu quem será o novo diretor de futebol em 2019. O ex-ocupante do cargo, Ricardo Drubscky, retornou à função de técnico e vai comandar o Tombense na temporada. Por ora, o presidente Marcus Salum, o superintendente geral Paulo Assis e o gerente de futebol Luiz Kriwat serão responsáveis pelas contratações.
Lista de jogadores do América
Goleiros: Fernando Leal, Glauco e Jori
Laterais-direitos: Leandro Silva e Ynaiã
Laterais-esquerdos: João Paulo e Vitor Hugo
Zagueiros: Diego Jussani, Lima, Lucas Bolívia, Messias e Paulão
Volantes: Christian, Juninho, Márcio, Morelli e Zé Ricardo
Meias: Emiliano, Felipe Azevedo, Felipinho, Matheusinho e Rafael Oller
Atacantes: Ademir, França, Felipe Clemente, Júnior Viçosa, Marcelo Toscano, Neto Berola, Vinicius Henrique e Wesley Pacheco