"Gostaria de agradecer o clube América Mineiro e todos os funcionários. Pela oportunidade de fazer parte dessa equipe de muita história e tradição, foi pouco tempo no clube mais sempre quando fui acionado para entrar em campo procurei dar o meu melhor para ajudar o clube. Infelizmente, não conseguimos atingir o principal objetivo da diretoria, que era manter o time na elite do futebol brasileiro. Mas, tenho certeza que os profissionais (diretoria, comissão técnica e jogadores) que lá ficarão terão um 2019 de sucesso e que logo o América Futebol Clube estará figurando entre as principais forças do futebol brasileiro".
Na campanha que culminou no rebaixamento do América para a Série B do Campeonato Brasileiro, Robinho atuou em apenas 12 jogos, sendo três partidas como titular. O jogador não marcou nenhum gol.
Robinho se destacou no cenário nacional com a camisa do Figueirense, em 2017. Contratado pelo Fluminense, o meia-atacante não teve muitas oportunidades na sequência e por isso foi empresta ao América.