O projeto havia sido adiantado pelo presidente Marcus Salum em junho, na apresentação de Ricardo Drubscky como treinador. À época, ele explicou que muitos torcedores tentavam entrar em contato com a direção do clube por telefone ou mensagens pessoais. Um mês depois dessa coletiva de imprensa, o dirigente resolveu trocar Drubscky por Adilson Batista.
Desenvolvido pela diretoria de marketing e negócios, o canal fica no site oficial do América, com acesso pelo menu 'Transparência', na parte superior da página. De acordo com o clube, a direção alviverde responderá as mensagens em até 48 horas úteis, por e-mail ou telefone.
“Com a implementação da Ouvidoria, o América busca ampliar a interação com seu torcedor e mostrar ainda transparência nas decisões e definições tomadas pela cúpula do clube. Acreditamos que esse canal será importantíssimo para estreitar os laços entre os torcedores e os profissionais que participarão da gestão-executiva do clube”, explica Erley Lemos, diretor de marketing e negócios.
O América informou que é obrigatório preencher todos os campos do formulário para que a solicitação seja aceita pelo sistema. Após submeter sua mensagem, o torcedor irá receber uma confirmação de que o cadastro foi enviado.
O clube ainda destaca que 'não serão respondidas mensagens que contenham xingamentos e/ou insultos a quaisquer pessoas, sejam elas profissionais do América ou não'..