Com a derrota e os demais resultados da rodada, o América caiu para a 11ª colocação do Brasileiro. Por sua vez, o São Paulo contou com derrotas dos rivais estaduais Corinthians e Palmeiras – além de ultrapassar o próprio Coelho –, subiu três posições e agora é o 4º na tabela.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o América visita o Corinthians. A partida está marcada para as 18h da próxima quinta-feira, na arena do clube paulista, em Itaquera. Um dia antes, na quarta, às 21h, o São Paulo enfrenta o Botafogo, no Morumbi.
Primeiro tempo intenso
América e São Paulo iniciaram o duelo que fechou a rodada, neste domingo, no Independência, sabendo que uma vitória levaria ao G4. Com iniciativas ofensivas de ambas as equipes, o confronto começou de forma franca e cheio de oportunidades.
O Coelho não desanimou com a desvantagem no marcador e seguiu marcando alto, procurando uma brecha na defensiva rival. Quatro minutos depois do tento tricolor, Norberto fez excelente jogada pela direita, passou a bola por entre as pernas de Reinaldo e tocou para Rafael Moura. O centroavante americano dominou com calma, antes de fuzilar e empatar. 1 a 1. O gol fez o América crescer no jogo e pressionar o São Paulo. Em chutes de longe, Rafael Moura e Leandro Donizete quase marcaram.
A pressão americana não assustou ao São Paulo, que também se lançava ao ataque. A equipe de Diego Aguirre teve mais posse de bola na primeira etapa e contou com bobeira de Matheus Ferraz, nos acréscimos, para voltar a marcar. Aos 45 minutos, o zagueiro alviverde fez pênalti em Arboleda. Nenê cobrou com calma e experiência – Jori até foi no canto certo – e recolocou o Tricolor à frente. 1 a 2.
Coelho busca novo empate, mas Nenê 'mata' o jogo
O América voltou para a segunda etapa pressionando o São Paulo em busca do empate.
Com a boa vantagem no placar, Diego Aguirre colocou gás novo para o time se segurar. Como atuou pela Copa do Brasil durante a semana - o São Paulo não teve compromissos - o América parece ter sentido o ritmo.
Do lado alviverde, Enderson Moreira viu sua equipe diminuir a intensidade e também precisou intervir com substituições. Colocou Ademir – que fez sua estreia no Coelho –, Judivan e Ruy nas vagas de Aderlan, Rafael Moura e Luan. Porém, o Tricolor se manteve confiante e, sem dar muitos espaços, conseguiu impor a primeira derrota ao América no Independência nesta temporada do Brasileiro.
AMÉRICA 1 x 3 SÃO PAULO
América
Jori; Norberto, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni; Leandro Donizete e Juninho; Aderlan (Ademir), Serginho e Luan (Ruy); Rafael Moura (Judivan)
Técnico: Enderson Moreira
São Paulo
Sidão; Militão, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Jucilei e Hudson; Nenê, Everton (Liziero), Araruna (Valdívia) e Diego Souza (Tréllez)
Técnico: Diego Aguirre
Gols: Diego Souza, aos 8' do 1ºT, e Nenê , aos 47' do 1ºT e aos 15' do 2ºT, (São Paulo); Rafael Moura, aos 12' do 1ºT (América)
Cartões amarelos: Aderlan, Matheus Ferraz, Giovanni e Ademir (América); Hudson, Bruno Alves e Militão (São Paulo)
Público: 4.360
Renda: R$ 64.570,00
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: domingo, 27 de maio de 2018
Horário: 19h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ).