O Atlético segurou sua vantagem até os minutos finais e só transformou a vitória em goleada aos 40 e 45 do segundo tempo, com um gol contra de Norberto e outro de Ricardo Oliveira. Bastou o apito final para a diretoria do América se pronunciar e fazer duras críticas ao árbitro Igor Júnio Benevenuto (CBF) e ao auxiliar Guilherme Dias Camilo (Fifa), responsável por confirmar o gol atleticano e por não constatar o empate americano.
Bastante nervoso, o presidente do América, Marcus Salum, baseou-se nos imagens da TV para atribuir a derrota à arbitragem. “Hoje o que vi aqui é o velho futebol mineiro, lamentavelmente. Isso eu vi, infelizmente confirmado pela televisão, para um lance duvidoso que a bola não entrou (do Atlético), foi a mesma convicção que ele teve para não validar uma bola que entrou (do América)”.
“Vou falar para a torcida do América: eu vou ser punido, pois xinguei o bandeira na saída de campo. Mas quero que a Federação puna o bandeira se ele estiver errado, porque o tratamento que ele deu aos nossos jogadores e o que ele xingou ali com aquela convicção que não era convicção, o América não vai aceitar. Isso não vai nos desestabilizar. Esse é o velho futebol mineiro, e eu não vou cair nesse truque mais. O América está preparado para ser grande, mas ser grande aqui em Minas Gerais é difícil. É todo mundo olhando para nos derrubar. Mas não vão nos derrubar”, acrescentou o presidente americano.
Na parte final do seu pronunciamento, Salum adiantou que o América fará um protesto formal na Federação Mineira de Futebol contra a arbitragem do clássico. Ele ainda ironizou o resultado final favorável ao Atlético. “Peço a vocês, que é uma imprensa séria, que têm nos apoiado e nos ajudado, que não aceita, como outras imprensas do Brasil, a diferença de critério entre os grandes clubes mineiros. Nós não podemos admitir isso mais. Aí faz 3 a 0 nos últimos minutos de jogo, contra um time desesperado, e fica achando que jogou a melhor partida do mundo. Isso é uma inverdade. O jogo foi decidido pela arbitragem. Que os americanos saibam que isso vai para a Federação. Mas eu prefiro jogar o campeonato nacional do que o Campeonato Mineiro”.
Na próxima sexta-feira, às 20h30, o América tentará se reabilitar jogando contra o Tombense, em Tombos, pela oitava rodada. O próximo compromisso do Atlético no Estadual também será na Zona da Mata. No domingo, às 17h, o time alvinegro encara o Tupi, em Juiz de Fora.
.