
O lateral-direito Norberto levou o terceiro cartão amarelo no empate em 2 a 2 com o Boa Esporte, e desfalcará o América no jogo contra o Guarani, às 17h30 do próximo sábado, em Campinas. Com Ceará, reserva imediato, em recuperação de lesão na coxa esquerda, o técnico Enderson Moreira terá que improvisar algum atleta pelo lado direito da defesa no duelo válido pela 33ª rodada da Série B.
Não é a primeira vez em que Enderson terá problemas para escalar a lateral direita do América nesta Série B. O elenco alviverde iniciou a competição tendo apenas Alex Silva como lateral-direito de ofício, após grave lesão sofrida por Auro no joelho direito. Em função disso, Norberto foi contrato ao Vitória. Ele chegou ao clube em maio e estreou já na terceira rodada, após o retorno de Alex ao Atlético.
Com Norberto aparecendo como única opção de ofício para a função naquele momento, Enderson precisou improvisar sempre que o lateral esteve fora, fosse por lesão ou suspensão por três cartões amarelos. O volante Christian foi o mais utilizado na função - atuou em seis partidas. Além dele, Juninho, três vezes, e Zé Ricardo, duas, estiveram em campo pelo lado direito da defesa durante a Série B.
As improvisações de Enderson na lateral direita cessaram com a contratação de Ceará, que estreou com a camisa alviverde na 22ª rodada, diante do Paraná. Desde então, ele atuou em quatro partidas como titular pelo lado direito, enquanto Norberto esteve em campo em outras oito oportunidades.
Para o jogo contra o Guarani, Enderson deverá, mais uma vez, improvisar um dos volantes que já foram utilizados como laterais-direito. Juninho, atualmente, é titular no meio-campo, ao lado de Ernandes. Sendo assim, Zé Ricardo e Christian aparecem como favoritos para disputar a posição deixada por Norberto.