Imagine só: um jogador é contratado por um clube para ser goleiro, mas se depara com a posição “cheia” no elenco. Então, ele treina entre os atletas de linha e se destaca com gols na atividade. É o caso de Aydhan Júnio, de 21 anos, que assinou por uma temporada com o Atlético Bougadense, do quarto escalão do futebol português. Na terrinha, o atleta de 1,84m atuará como extremo (atacante de beirada) pelo lado esquerdo.
Mineiro de Ibirité, cidade de 180 mil habitantes situada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Aydhan teve passagem pelo time mirim do Cruzeiro como lateral-esquerdo e virou goleiro aos 15 anos. Jogou por AMDH, Gol Brasil, Villa Nova, Minas Ibirité, Ipatinga e Nacional-POR. A boa evolução na posição lhe rendeu uma oportunidade no elenco de juniores do América. Foi reserva de Jori – que passou pelo grupo principal – de julho de 2015 a junho de 2016. O Coelho chegou às semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo eliminado pelo Flamengo.
Aydhan, porém, não continuou no Coelho. Dispensado, ficou sem clube por alguns meses. Nesse período, participou de amistosos e competições em times amadores. Ganhou ritmo no ataque e pôde afiar o pé esquerdo. Foi artilheiro do Real Esporte Clube na Divisão do Campeonato Amador Adulto de Ibirité, com sete gols.
Inicialmente, a ida a Portugal seria para assinar com o Trofense, do Campeonato de Portugal, equivalente à Terceira Divisão. Entretanto, uma dívida da agremiação inviabilizou o negócio. Aydhan, então, foi para o Atlético Bougadense. Ele trocou as luvas pela função mais avançada em campo, fez quatro gols no primeiro treino e chamou a atenção dos empresários Pedro Dias e Miguel Torres, da agência Galactienjoy. Estabelecido no país luso, o agora ex-goleiro aguarda ansiosamente pela estreia e garante que brigará para ser artilheiro. Aydhan foi goleiro do time sub-20 do América entre julho de 2015 e junho de 2016 - Foto: Arquivo pessoal
“Ainda não tenho data para estrear, porque como é transferência internacional, já pagaram a transferência e agora tem que aguardar a chegada do certificado, que vem do Brasil para cá”, explicou o jogador, em contato com o Superesportes.
“Vim para jogar. Vim para cá na época passada treinar como goleiro, cheguei aqui e já tinham dois goleiros. Completei o treino na linha, fiz gols e o treinador disse que me queria na linha. Aí não pude ficar aqui e fui para o Trofense, que é da mesma cidade. Também não pude ficar no Trofense, que tinha uma dívida, e voltei para o Brasil. Aí eles (Atlético Bougadense) subiram de divisão e disseram para o meu empresário que queriam contar comigo. Vim para ser titular, fazer gols e tentar ajudar o Bougadense a conquistar os objetivos”, acrescentou.
Dono de chute forte, Aydhan faz planos de, um dia, disputar a Primeira Divisão do Campeonato Português. “Quero conquistar meus sonhos, ajudar minha família. Sei que Deus tem algo para mim e estou aqui porque acredito nisso. Tenho fé”, disse, citando, em seguida, os três gigantes de Portugal como grande objetivo na carreira. “Sporting, Benfica e Porto. São os maiores”.
Clube de Aydhan, o Atlético Bougadense disputa a Divisão de Honra Série 2 da Associação de Futebol do Porto. Na estreia, perdeu para o Tirsense B por 1 a 0, fora de casa. No próximo domingo, enfrentará o Gondomar B no Campo da Ribeira, na freguesia de Bougado, na cidade de Trofa, a 32 quilômetros do Porto.
Aydhan também jogou na categoria de base do Villa Nova, em 2012 - Foto: Arquivo pessoal