Superesportes

AMÉRICA

Zé Ricardo analisa início no América e planeja permanência: 'Quero ajudar o clube a mudar de patamar'

Jogador de 21 anos jogou 18 das 22 partidas do Coelho nesta Série B

Guilherme Macedo
Volante de 21 anos chegou ao profissional do América em 2016 e tem contrato até dezembro de 2019 - Foto: Mourão Panda / América
A diretoria do América apostou em jogadores experientes para levar o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, além dos chamados medalhões, alguns jogadores formados nas categorias de base alviverde têm se destacado. Um deles é o volante Zé Ricardo, de 21 anos, que disputou 17 partidas como titular nesta Série B.
Um dos principais nomes da base do América em 2016, Zé Ricardo chegou ao profissional ainda no fim daquele ano, quando estreou diante do Santos, na 38ª rodada do Brasileirão. Em 2017, o jogador havia disputado somente uma partida no Campeonato Mineiro, até conquistar seu espaço durante a Série B.

A primeira aparição de Zé no torneio nacional foi na segunda rodada, quando entrou na vaga de Juninho durante o duelo contra o Goiás. A partir daí, o volante assumiu a condição de titular, conquistou a confiança do técnico Enderson Moreira e só ficou fora da equipe por suspensão, em dois jogos, e por lesão, no último duelo, contra o Criciúma.

Em entrevista ao Superesportes, Zé Ricardo analisou a sua sequência como titular do Coelho. "Eu já vinha trabalhando forte desde que cheguei ao profissional. Estava em busca do meu espaço e acabei tendo uma sequência até antes do esperado. Tentei abraçar da melhor da melhor forma possível, e fico feliz por estar jogando. Tenho que agradecer à comissão técnica, à diretoria e a todo o elenco, que estão me dando o suporte necessário desde o início".

Zé Ricardo tem contrato com o América até dezembro de 2019. Apesar do destaque que vem ganhando com as boas atuações no time de Enderson, o volante afirmou o desejo de seguir no clube.

"Eu planejo conquistar o acesso e manter o clube na Série A. Estamos tentando mudar o patamar do América. Sou muito grato ao time que abriu as portas para mim e costumo dizer que, para mim, o América é o melhor clube do mundo. Eu, como jogador que vim da base, criei uma identidade enorme e tenho esse desejo de ajudar o clube da melhor maneira possível", ressaltou.

Atualmente, Zé Ricardo está afastado dos trabalhos com o restante do elenco americano. Ele se recupera de uma pequena lesão no músculo adutor da coxa esquerda e deverá desfalcar o Coelho no duelo contra o Paysandu, no dia 8 de setembro, em Belém, no Pará.