Um dos presidentes do América, Alencar da Silveira Júnior, convocou, para essa quinta-feira, às 19h, na sede do clube, uma reunião entre conselheiros que pode mudar a administração do Coelho em alguns aspectos. O mandatário alviverde pretende 'modernizar' o estatuto do clube com as mudanças propostas.
Entre elas está a redução do número de pessoas no Conselho de Administração do clube, atualmente, com nove conselheiros. A intenção é passar para cinco. Também está em pauta a criação de um cargo para diretor-presidente. Neste caso, o dirigente seria remunerado e poderia ser demitido caso não fizesse um bom trabalho. Além disso, o profissional não faria parte do conselho administrativo.
Na convocação enviada para conselheiros na semana passada, Alencar afirmou que o América precisa se modernizar "em uma gestão que garanta a evolução da governança e permita que novas lideranças possam participar em um processo de continuidade aos bons resultados".
Confira, na íntegra, a convocação feita por Alencar da Silveira Júnior
Caro conselheiro,
No próximo dia 31 vamos votar o novo estatuto do América Futebol Clube. Gostaria, portanto, de chamar sua atenção para a relevância desse processo. É fundamental que você participe e em conjunto possamos construir um novo estatuto, mais moderno e mais adequados às demandas do Clube e do mercado, como é o desejo de todos os membros do Conselho Deliberativo, sobretudo dos mais jovens que serão os futuros gestores da nossa Centenária Instituição. Tenho certeza, o espírito inovador dos mais novos, aliado à experiência dos mais antigos, trará grandes resultados para o América.
Entre os pontos de destaque, estará a manutenção do Conselho de Administração do América, ponto que defendo com veemência em função dos importantes resultados obtidos nos últimos anos. Acredito que este modelo tem a vantagem de reunir pessoas, ideias e experiências diferentes. Depois do debate, via de regra, o consenso gera decisões mais acertadas. E isso tem sido frequente no América com nosso modelo de gestão, que hoje é exemplo para outras Clubes e instituições. Todos os conselheiros têm voz e todas as decisões são tomadas conjuntamente. Não só o Conselho de Administração, mas também os Conselhos Consultivo e Deliberativo têm intensa participação nas decisões do Clube.
Em relação ao critério de eleição dos membros do Conselho de Administração, pelo Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro - Profut, os presidentes dos Clubes podem ter um mandato de até 4 anos com a possibilidade de uma reeleição por igual período. Defendo que devemos manter o mandato de três anos, respeitando a possibilidade de apenas uma recondução a partir deste marco legal.
Precisamos de um Clube moderno, de uma gestão que garanta a evolução da governança e permita que novas lideranças possam participar em um processo de continuidade aos bons resultados para o América.
Enfim, espero que esta votação marque uma nova fase do nosso América e espero contar com a sua participação. A presença de cada um é muito importante no dia 31 de agosto às 19h na nossa sede.
Um abraço amigo,
Alencar da Silveira Jr.
AMÉRICA
América convoca reunião de conselheiros para tratar de mudanças no estatuto
Intenção da cúpula alviverde é modernizar o estatuto do clube
postado em 30/08/2017 14:03 / atualizado em 30/08/2017 14:14
Tags: Alencar da Silveira Júnior americamg estatuto interiormg futnacional