
Saiba mais
Cria do Cruzeiro, lateral Norberto se firma no América e celebra primeiro gol no clube Jogos de sábado favorecem o América, que termina 16ª rodada na liderança da Série B Bill comemora atuação de garçom, questiona árbitro e destaca coletivo do América Comemorando um ano de América, Enderson exalta jogadores em grande vitória no Horto
Além da liderança provisória, a vitória mantém a sequência invicta do Coelho na Série B. Ao bater o Figueira, o Alviverde chegou ao décimo jogo seguido sem saber o que é derrota na competição. O time comandado por Enderson Moreira ainda tem a melhor defesa da competição, com apenas dez gols sofridos.
Na próxima rodada da Série B, o América tem um confronto direto pelas primeiras posições na tabela. O Coelho vai até Caxias, no Rio Grande do Sul, enfrentar o Juventude, às 19h15 de sexta-feira, no Alfredo Jaconi. Já o Figueirense recebe o Vila Nova, às 16h30 de sábado, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Santa Catarina.
Primeiro tempo arrasador
Enderson Moreira mudou uma peça no esquema do América para enfrentar o Figueirense, e o time deslanchou. Matheusinho teve ótima participação no primeiro tempo, caindo pelas duas pontas e trabalhando a bola com triangulações e infiltrações de todo o sistema ofensivo. Dessa forma, e com intensa marcação na saída de bola do adversário, o Coelho construiu um placar de respeito ainda na primeira etapa do confronto.
A pressão na marcação alta deu o primeiro resultado logo aos 15 minutos. Na ponta esquerda, Matheusinho encontrou Bill no meio e o centroavante deu lindo passe por cobertura para Norberto. O lateral-direito se infiltrou entre os zagueiros e recebeu livre na área. Aí foi só ajeitar, virar o corpo e bater no canto esquerdo de Saulo. 1 a 0.
Três minutos depois, com o Figueirense ainda procurando se encontrar depois do golpe, o América aproveitou mais uma chance. Mais uma vez Matheusinho pressionando o rival e construindo a jogada. Desta vez pela direita do ataque, o camisa 10 do Coelho avançou e cruzou rasteiro para Luan, que só completou para as redes. 2 a 0.
Aos 30', mais uma vez pressionando a defesa alvinegra, o Coelho ampliou. Luan roubou a bola e Bill contou com o desvio de Ferreira. O centroavante só escorou para Ruy chegar chutando forte. 3 a 0. O Figueirense tentava sair para descontar, mas esbarrava em um sistema defensivo americano muito bem compactado. João Ricardo teve pouco trabalho.
Susto e vitória consolidada
O América tentou manter o ritmo na segunda etapa. Com um minuto, Matheusinho escapou pela direita e cruzou alto. Luan subiu mais que a zaga e cabeceou. A bola bateu na rede, pelo lado de fora. No entanto, o Figueirense voltou com duas modificações no time – entraram Luidy e Nicolas Careca nos lugares de Pereira e Walterson – e com o ímpeto de buscar o empate a qualquer custo.
Em escanteio, aos seis minutos, Luidy perdeu grande chance. Dentro da pequena área, o meia chutou por cima do gol de João Ricardo. Com mais presença ofensiva, os visitantes diminuíram aos 12'. Messias não conseguiu alcançar cruzamento e Nicolas Careca cabeceou. João Ricardo também falhou e a bola passou por entre os braços do camisa 1 americano. 3 a 1.
Depois de um início de segundo tempo inconstante, o América voltou a trabalhar a bola e aproveitar os espaços para contra-atacar. Aos 26', Luan chutou para fora. Três minutos depois, Bill saiu cara a cara com Saulo e reclamou de falta do goleiro do Figueirense. O árbitro marcou escanteio e, na sequência, Messias escorou de cabeça para tranquilizar a torcida no Horto. 4 a 1.
Nos acréscimos, o árbitro Marcos Mateus Pereira ainda marcou pênalti inexistente para o Figueirense em uma bola que Giovanni tentou tirar de peito dentro da área. Henan marcou o gol que deu números finais à partida. 4 a 2.
AMÉRICA 4 x 2 FIGUEIRENSE
América
João Ricardo; Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni; Zé Ricardo, Ruy (David) e Ernandes; Matheusinho (Mike), Bill (Hugo Almeida) e Luan
Técnico: Enderson Moreira
Figueirense
Saulo; Dudu Vieira, Marquinhos, Ferreira e Juliano; Zé Antônio, Pereira (Luidy) e Renan Mota; Robinho (Indio), Walterson (Nicolas Careca) e Henan
Técnico: Marcelo Cabo
Gols: Norberto, aos 15', Luan, aos 18', e Ruy, aos 31' do 1ºT, e Messias, aos 29' do 2ºT (América); Nicolas Careca, aos 12', e Henan, aos 47' do 2ºT (Figueirense)
Cartões amarelos: Zé Antônio (Figueirense); Ruy (América)
Motivo: 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 21 de julho (sexta-feira), às 19h15
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 3.236
Renda: 17.777,00
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS/CBF)
Assistentes: Eduardo Gonçalves (MS/CBF) e Leandro dos Santos Ruberto (MS/CBF)