Frente a duelos decisivos no Campeonato Mineiro e na Primeira Liga, o América começa a mostrar uma estruturação para as fases finais das duas competições e, principalmente, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro e a consequente busca por uma nova participação na elite do futebol nacional em 2018. Depois de 13 jogos disputados nesta temporada, o técnico Enderson Moreira já tem importantes peças definidas como titulares e busca opções em outras posições no time. O Superesportes detalhou os números de participações dos jogadores para analisar a utilização do elenco alviverde.
Entre o primeiro jogo da equipe no ano, contra o Ceará, pela Primeira Liga, e o duelo do último fim de semana, contra o Tricordiano, pelo Estadual, Enderson Moreira modificou sete peças no time titular. Atuaram na estreia na temporada: Renato Justi, Auro, Ernandes, Gérson Magrão, Tony, Matheusinho e Hugo Almeida. Contra o Galo de Três Corações, foram escalados Messias, Pará, Juninho, Christian, Renan Oliveira, Mike e Rubens. Entre lesões e opções técnicas, já é possível notar a formação de uma espinha dorsal escolhida pelo comandante americano.
Enderson utilizou 24 dos 26 atletas 'de linha' disponíveis no elenco – os jovens Roger (zagueiro) e Zé Ricardo (volante) ainda não jogaram. Entre os goleiros, só João Ricardo atuou até o momento – ele esteve em campo em todos os minutos do América no ano. Além do camisa 1, outra peça fundamental é o zagueiro Rafael Lima. O capitão do time só ficou de fora de um jogo – no duelo contra o Flamengo, pela Primeira Liga. Outros destaques no grupo são os volantes Juninho e Gustavo Blanco e o atacante Hugo Almeida. Messias também ganhou a vaga de Renato Justi na defesa.
Nas laterais, Alex Silva e Pará são as opções da vez. O primeiro entrou no lugar de Auro, na direita, poupado de dois jogos por causa de dores musculares. Na esquerda, Pará tomou a posição depois de algumas improvisações. No meio, Gérson Magrão e Tony, escolhidos no começo da temporada, deram lugar ao jovem Christian nos últimos dois jogos. A criação tem ficado a cargo de Renan Oliveira. No setor ofensivo, o treinador vem mudando a formação. Magrão, Matheusinho e Felipe Amorim já atuaram na função de segundo atacante. Hoje, Mike é o escolhido.
Entre os poucos remanescentes da má campanha na Série A do ano passado – além de jovens da base do clube – também permaneceram o goleiro João Ricardo e o reserva Fernando Leal, os volantes Juninho e Ernandes e o meia Tony. Desses, deixando à parte o titular absoluto no gol, Juninho é o que teve mais oportunidades. Depois de ficar de fora nos três primeiros compromissos em 2017 por causa das negociações para a renovação de contrato com o América, o volante foi titular nas 10 partidas até aqui. Tony e Ernandes tentam recuperar espaço entre os titulares.
Confira os números da utilização do elenco do América em 2017*:
Goleiros
João Ricardo: 13 jogos (todos como titular) – 1170 minutos em campo
Fernando Leal: Ainda não foi utilizado
Laterais
Auro: 11 jogos (10 como titular) – 935 minutos
Pará: 8 jogos (5 como titular) – 660 minutos
Alex Silva: 6 jogos (4 como titular) – 362 minutos
Felipinho: 1 jogo (todos como titular) – 67 minutos
Zagueiros
Rafael Lima: 12 jogos (todos como titular) – 1080 minutos e dois gols
Messias: 10 jogos (9 como titular) – 822 minutos e um gol
Renato Justi: 7 jogos (6 como titular) – 496 minutos
Roger: Ainda não foi utilizado
Volantes
Gustavo Blanco: 11 jogos (todos como titular)– 920 minutos
Juninho: 10 jogos (todos como titular) – 843 minutos
Ernandes: 8 jogos (7 como titular) – 686 minutos
Christian: 5 jogos (2 como titular) – 219 minutos e um gol
Rafael Jataí: 2 jogos (1 como titular) – 91 minutos
Makton: 1 jogo – 27 minutos
Renato Bruno: 1 jogo – 20 minutos
Zé Ricardo: Ainda não foi utilizado
Meias
Gérson Magrão: 12 jogos (9 como titular) – 813 minutos e três gols
Renan Oliveira: 10 jogos (9 como titular) – 770 minutos e dois gols
Tony: 10 jogos (6 como titular) – 604 minutos
Matheusinho: 5 jogos (todos como titular) – 315 minutos
Atacantes
Hugo Almeida: 11 jogos (todos como titular) – 949 minutos e quatro gols
Felipe Amorim: 7 jogos (4 como titular) – 323 minutos
Mike: 5 jogos (3 como titular) – 245 minutos e um gol
Marion: 9 jogos (1 como titular) – 246 minutos e um gol
Rubens: 6 jogos – (1 como titular) 127 minutos
Pilar: 1 jogo – 20 minutos
*Considerados 90 minutos de cada partida
AMÉRICA
Decisões e Série B: América tem time-base para sequência do ano; veja dados do elenco
Frente a duelos decisivos, Coelho tem sete posições bem definidas no time
postado em 31/03/2017 06:30 / atualizado em 30/03/2017 19:23