Segundo apurou a reportagem, Enderson Moreira solicitou ao conselho de administração o acerto com o jogador de 26 anos, que tem contrato com o Atlético até julho de 2017. Os dois trabalharam juntos no time do Goiás campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 2012.
Naquela competição, Renan Oliveira disputou 27 jogos, marcou seis gols e deu quatro assistências. Ele contribuiu de maneira significativa para os rendimentos pessoais dos artilheiros Walter (16 gols) e Ricardo Goulart (12 gols) – este último, posteriormente, veio a se tornar ídolo do Cruzeiro, pelo qual conquistou duas edições da Série A (2013 e 2014).
Renan seria alternativa a Osman, cujos direitos econômicos estão avaliados em R$ 1,2 milhão (50%). Em junho, o América cogitou a possibilidade de adquiri-los ao Luverdense-MT, mas deu um passo atrás em função da queda de rendimento do atleta. Com futuro incerto no Coelho, Osman pode ser negociado com o Bahia.
Em 2014, Renan Oliveira defendeu o América na Série B e conseguiu bons números: 17 jogos, um gol e seis assistências. O clube só não subiu à elite nacional porque escalou irregularmente o lateral-esquerdo Eduardo e foi punido com a perda de seis pontos, terminando a competição em quinto lugar, com 61, a um do quarto colocado Avaí.
Na temporada 2016, o armador vestiu a camisa do Náutico, pelo qual marcou quatro gols em 41 apresentações. Na Série B, torneio em que o Timbu terminou na quinta posição, com 60 pontos, Renan anotou três tentos em 28 partidas e deu quatro passes para gols.