América
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

América empata com Sport no Independência em último jogo como mandante na Série A 2016

Coelho chegou a fazer 2 a 1, mas cedeu igualdade na reta final do segundo tempo

postado em 26/11/2016 21:59 / atualizado em 26/11/2016 23:38

Rodrigo Clemente/EM D.A Press

O América se despediu de sua torcida na temporada 2016 com empate por 2 a 2 diante do Sport, na noite deste sábado, no Independência, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Rebaixado à Série B, o time mineiro chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas levou o segundo tento na reta final do segundo tempo e cedeu a igualdade em seu último confronto como mandante na elite nacional de 2016.

Com o resultado, o alviverde alcançou 28 pontos e permaneceu na lanterna da competição. Já o Leão chegou a 44 pontos e pode confirmar sua permanência na elite nacional se o Internacional não vencer o Cruzeiro neste domingo, às 17h, no Beira-Rio.

Na rodada derradeira do Brasileiro, o América visitará o Santos, domingo que vem, às 17h, na Vila Belmiro. No mesmo dia e horário, o Sport receberá o Figueirense na Ilha do Retiro.

O jogo

O jogo no Independência foi marcado por despedidas. Rebaixado à Segunda Divisão, o América fez a última partida na Série A de 2016 diante de sua torcida. E o volante Leandro Guerreiro, que não terá o contrato renovado para 2017, despediu-se dos americanos. Homenageado pelos serviços prestados, ele vestiu a camisa 147, número alusivo à quantidade de partidas oficiais que disputou pelo clube.

Logo no primeiro minuto, Guerreiro acertou belíssimo lançamento, como fez durante seus três anos de Coelho. Osman conseguiu o domínio, passou por Matheus Ferraz e chutou no travessão. O “castigo” à oportunidade desperdiçada veio aos 11min, quando Rodney Wallace recebeu de Renê e, quase sem ângulo, bateu bonito para fazer 1 a 0.

A vitória parcial livrava o Leão do descenso. Mas o América não queria deixar má impressão em seu último compromisso em Belo Horizonte. Por isso, colocou a bola no chão e se lançou ao ataque.  Danilo, aos 31min, finalizou cruzado de primeira, porém errou o alvo. A pressão alviverde – pelo menos na posse de bola – durou até o encerramento da etapa inicial.

O bom rendimento na primeira parte animou os comandados de Enderson Moreira, que aos 7min do segundo tempo conseguiram o empate. Osman cruzou, e Danilo concluiu de cabeça: 1 a 1. Foi o quarto gol do camisa 14 no Brasileiro e o 10º na temporada 2016. A virada veio aos 19min: o zagueiro Roger se esticou para buscar a bola lançada em cobrança de escanteio e conseguiu dar assistência para Michael, que anotou o segundo do América: 2 a 1.

Tudo parecia sob controle para o time do técnico Enderson Moreira, mas o jovem Makton, que estava em campo há sete minutos – substituiu o zagueiro Messias –, deu um tapa no ombro de Rodney Wallace e acabou expulso pelo árbitro João Batista de Arruda. Com um jogador a mais, o Sport pressionou e garantiu a igualdade em cobrança de falta ensaiada. Aos 34min, Diego Souza levantou em direção à grande área e Ronaldo Alves, em posição de impedimento, fez 2 a 2.

AMÉRICA 2X2 SPORT

AMÉRICA
João Ricardo; Cristian, Messias (Makton, aos 15min do 2ºT), Roger e Ernandes; Leandro Guerreiro, Juninho, Tony e Danilo (Gilson, aos 41min do 2ºT); Osman (Hélder, aos 49min do 2ºT) e Michael
Técnico: Enderson Moreira

SPORT
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Ronaldo (Gabriel Xavier, aos 29min do 2ºT), Rithely, Apodi (Everton Felipe, aos 12min do 2ºT), Diego Souza e Rodney Wallace; Luis Ruiz (Vinícius Araújo, aos 12min do 2ºT)
Técnico: Daniel Paulista

Gols: Danilo, aos 7min do 2ºT. Michael, aos 19min do 2ºT (AME); Rodney Wallace, aos 11min do 1ºT. Ronaldo Alves, aos 34min do 2ºT (SPO)
Cartões amarelos: Ernandes, aos 37min do 2ºT (AME); Rodney Wallace, aos 24min, Vinícius Araújo, aos 31min, Matheus Ferraz, aos 36min do 2ºT (SPO)
Cartão vermelho: Makton, aos 22min do 2ºT (AME)
Motivo: 37ª rodada do Brasileiro
Estádio: Independência
Data: sábado, 26 de novembro de 2016
Árbitro: João Batista de Arruda (CBF/RJ)
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (Fifa/RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (CBF/RJ)
Público: 2.139
Renda: R$ 21.530,00


Tags: empate torcida despedida américa sport independência horto