América
None

AMÉRICA

Enderson lamenta chances perdidas pelo América e má campanha, mas enaltece dedicação do grupo

Para o treinador, o Coelho pagou caro por erros dentro e fora de campo

postado em 17/11/2016 01:30 / atualizado em 17/11/2016 01:54

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
A derrota para o Flamengo, nesta quarta-feira, decretou matematicamente o rebaixamento do América à Série B do Campeonato Brasileiro em 2017. Diferentemente do início da competição, o Coelho foi, mais uma vez, refém de seus próprios erros e pagou caro por perder grandes chances de marcar. Ainda com o 0 a 0 no placar, Nixon e Michael desperdiçaram oportunidades claras de gol. Aos 32 minutos, Éverton anotou o tento flamenguista. O desperdício ainda veio acompanhado de mais uma falha do sistema defensivo alviverde.

“Isso tem nos acompanhado nesse período. Tivemos as chances mais claras de sair na frente e acabou que a gente falhou atrás e fez um gol contra. Perdemos um jogo para uma equipe que está brigando pelo título, tem atletas de muita qualidade e conseguimos neutralizá-los bem. Só no final do primeiro tempo eles tiveram mais volume. A gente lamenta porque não conseguimos transformar nossas oportunidades em gols. Uma equipe como o América não pode se dar ao luxo de perder oportunidades claras. Isso pesa demais no que o América poderia ter feito na competição”, analisou Enderson Moreira.

O comandante americano também lamentou a má campanha no início da competição. O Coelho não venceu nenhuma das cinco primeiras rodadas e demitiu Givanildo Oliveira. Enderson chegou ao clube após sete derrotas seguidas sob o comando de Sérgio Vieira. O América chegou à lanterna do Brasileiro após 10 jogos e só conseguiu trocar de posição com o Santa Cruz na reta final do torneio. De volta à última colocação, o clube mineiro tem três compromissos para voltar a subir na tabela.

“É preciso fazer uma leitura clara do que você vai enfrentar na Série A. A competição é mortal se você não se prepara adequadamente. O início é fundamental. Não sei se foi o Guardiola que falou há um tempo: 'você ganha um campeonato nas primeiras dez e nas últimas dez rodadas'. Então, para o América, tem que se entrar muito forte no começo e também no final. Porque, no meio, vai acontecer aquele perde e ganha que é natural da competição”, comentou.

Força ao grupo alviverde

O treinador ainda revelou o sentimento com que segue até o final do Brasileiro. Ainda assim, Enderson Moreira confronta o pensamento de vergonha ao qual se referiram alguns jogadores. Para o comandante, o grupo alviverde é dedicado e eles não têm culpa pela destino fatal do clube. “A gente lamenta muito. Não é motivo de vergonha para ninguém, mas é claro que gostaríamos de, nesse final, poder dar ao torcedor a perspectiva de continuar na Série A. Isso nós lamentamos muito. A dedicação dos atletas tem sido enorme. Eles não têm culpa pelo que, às vezes, não têm condições de executar. Mas a dedicação e organização no que pedimos, eles tentam buscar”, apontou.

Tags: rebaixamento enderson flamengorj seriea coelho américa