AMÉRICA
Enderson lamenta iminente rebaixamento, mas valoriza espírito de luta do América no Brasileiro
Técnico pede determinação até fim da competição e já vislumbra próxima temporada
postado em 07/11/2016 09:42 / atualizado em 07/11/2016 10:12
Virtualmente rebaixamento à Série B, o América voltou à lanterna do Campeonato Brasileiro com a derrota contra o Santa Cruz, por 1 a 0, no Arruda. O técnico Enderson Moreira ressaltou a situação complicada da equipe, mas pregou determinação nas rodadas finais do Brasileirão. Apesar da condição ruim do Coelho na tabela, o treinador valoriza o fato de a equipe conseguir fazer jogo duro com qualquer adversário na competição.
“O nosso objetivo é ter dignidade nessa reta final. Acho que isso foi uma coisa conquistada pelo América, que, em determinado momento, era sinônimo de três pontos para quem jogava contra. E a gente conseguiu de alguma forma reverter isso. O Santa Cruz teve dificuldades. Não foi um jogo fácil para eles, que aproveitaram um lance. Uma equipe que tem jogadores de qualidade como o Grafite, o Keno, o João Paulo, o Léo Moura, atletas experientes, rodados. Então, buscaremos sempre fazer grandes jogos para, principalmente, dar para nossa equipe uma perspectiva boa para 2017”, comentou.
Enderson demonstrou tristeza pela situação do rebaixamento iminente, mas ressaltou que o América terá a mesma postura aguerrida para garantir a melhor posição possível no Brasileiro. O comandante também aponta o desempenho nas rodadas finais da competição como determinante para o planejamento da próxima temporada.
“Nós vamos lutar para ter a melhor classificação possível. O mais importante é que a gente possa continuar pontuando e brigando até a última gota. Isso é o mínimo que a gente pode fazer diante de uma situação extremamente delicada. Ficamos muito chateados, os torcedores mereciam uma situação diferente, mas o futebol é feito assim. Sabemos que é muito difícil competir com equipes com enorme receita financeira. Que a gente possa, pelo menos, sair da temporada com uma convicção clara daquilo que temos que buscar para o próximo ano”, projetou.
O resultado negativo em Pernambuco quebrou a sequência de duas vitórias do América no Brasileiro – contra Atlético-PR e São Paulo. A equipe ficou com 27 pontos, na 20ª colocação na tabela, ao lado do próprio Santa Cruz, que leva vantagem nos critérios de desempate. Na próxima rodada, o Coelho recebe o Flamengo no Independência, em duelo agendado para 16 de novembro.