
Em 2011, o América teve o mesmo retrospecto até a sétima rodada, com uma vitória, dois empates e quatro derrotas. Porém, na oitava o Coelho empatou com o Palmeiras e chegou aos seis pontos no campeonato, com 25% de aproveitamento. Naquele ano, o clube permaneceu na zona de rebaixamento em 33 das 38 rodadas do torneio (21 delas na última colocação).

Em 2016, o América coleciona más atuações e chegou à lanterna após a derrota para o Botafogo que, até então, estava na última posição. Nesta temporada, após oito rodadas, o clube está com cinco pontos. Foram cinco derrotas, dois empates e somente uma vitória na competição. O aproveitamento é de 20,8% até o momento.
Outra diferença entre as duas campanhas foi a demissão de treinadores após o início ruim. Neste ano, o América se antecipou e demitiu Givanildo Oliveira após cinco rodadas. Em 2011, Mauro Fernandes ficou um pouco mais e saiu após a nona partida. A estratégia parece ainda não ter surtido efeito já que, nas duas vezes que o técnico Sérgio Vieira comandou a equipe, o Coelho saiu derrotado em ambas.
Confira o retrospecto do América, após oito rodadas, nas edições de 2011 e 2016 do Brasileiro:
2011 (1V; 3E; 4D - 25% de aproveitamento)
América 2 x 1 Bahia
Vasco 3 x 0 América
América 2 x 4 Internacional
Avaí 2 x 2 América
América 1 x 1 Cruzeiro
Santos 1 x 0 América
América 2 x 3 Flamengo
América 1 x 1 Palmeiras
2016 (1V; 2E; 5D - 20,8% de aproveitamento)
América 0 x 1 Fluminense
Chapecoense 3 x 1 América
América 1 x 1 Vitória
Cruzeiro 1 x 1 América
América 1 x 2 Ponte Preta
América 1 x 0 Figueirense
Internacional 3 x 1 América
Botafogo 3 x 1 América