Após uma série de resultados ruins na Série B de 2014, o América demitiu Moacir Júnior e acertou o retorno de Givanildo Oliveira no dia 17 de setembro daquele ano. De lá para cá, o treinador alcançou o acesso à Série A no ano passado e levantou, nesse domingo, o título de campeão do Mineiro pela primeira vez em sua carreira. Nesta segunda-feira, o pernambucano de 67 anos completa 600 dias no comando do Coelho, o mais longevo entre os treinadores da Primeira Divisão.
Givanildo assumiu o posto de treinador há mais tempo com a saída de Levir Culpi do Atlético, no fim de novembro do ano passado. O comandante do Coelho comemorou muito a conquista do Estadual e afirma que foi um título marcado pela superação do grupo alviverde.
“Este título foi da superação. Nos atrapalhamos em alguns jogos do Estadual, mas do Uberlândia para frente conseguimos encaixar o nosso jogo. Superamos duas grandes forças do futebol brasileiro para garantir esta conquista. Estamos vivendo um momento muito especial, que começou no ano passado com o acesso à Série A”, disse.
Desde que voltou para o América, Givanildo comandou o América em 82 partidas, com 42 vitórias, 22 empates e 18 derrotas, com 60,16% de aproveitamento.
Confira os números de Givanildo em toda a sua história no América
Jogos: 229
Vitórias: 113
Empates: 60
Derrotas: 56
Gols marcados: 386
Gols sofridos: 252
Títulos: Mineiro 2016, Série B de 1997 e Série C de 2009