América
None

AMÉRICA

Gilberto Silva lembra passagem pelo América e explica recusa ao cargo de diretor de futebol

Ex-volante ressalta carinho pelo clube, mas diz que pensa em outros projetos

postado em 11/12/2015 13:46 / atualizado em 11/12/2015 14:41

Rodrigo Clemente/EM D.A Press
Durante a entrevista coletiva em que oficializou a aposentadoria do futebol, o ex-volante Gilberto Silva lembrou sua passagem pelo América. O início da carreira foi recheado de percalços, uma vez que o atleta, oriundo de família humilde em Lagoa da Prata (MG), precisava trabalhar para ajudar no sustento da casa.

“O América abriu as portas para mim. Mas, logo no início, tive que abandonar o futebol para ajudar em casa. Minha mãe estava doente, e, como sou o filho mais velho, tive essa atitude. Foi muito difícil, lembro que aos 16 anos eu falei que iria deixar o futebol. Pedi para ir embora porque precisava trabalhar. Naquele momento muita gente no América tentou impedir a minha saída, como o técnico da base. Mas fui trabalhar em uma fábrica de caramelos”, recordou.

Em 1996, já aos 20 anos, Gilberto voltou ao Coelho. Dessa vez, em definitivo. “Depois, consegui retornar ao clube e fui muito bem recebido. Na época, iniciou-se um novo processo. Tive muita dificuldade, mas o aprendizado me deu sustentação para jogar”.

Era o começo de uma carreira brilhante. Pelo alviverde, o meio-campista, que também atuava como zagueiro, disputou 87 jogos e marcou oito gols. Fez parte do grupo campeão da Série B de 1997.

Na sequência da trajetória, Gilberto Silva defendeu Atlético e ganhou espaço na Seleção Brasileira. Foi campeão do mundo, em 2002. A boa performance como titular lhe rendeu uma transferência ao Arsenal, da Inglaterra. Com a camisa dos Gunners, nada menos que 244 jogos, 24 gols e cinco títulos: Campeonato Inglês (2003/2004), Copa da Inglaterra (2003 e 2005) e Supercopa da Inglaterra (2004). Gilberto também passou por Panathinaikos, da Grécia, e Grêmio.

Carlos Cruz/América FC

Recusa ao convite do América

Ainda com esperanças de voltar a jogar futebol, Gilberto Silva fez parte de sua recuperação de uma cirurgia no joelho no Lanna Drumond, acompanhado pelo preparador físico Leonardo Fagundes, da comissão técnica do América. Mas não deu. O veterano entendeu que o momento era parar para se dedicar a novos projetos. Ele será consultor internacional de futebol.

"Nestes dois anos tenho me preparado para uma nova etapa da minha vida. Acho que chegou o momento de fazer esse processo de transição. Nestas últimas semanas, estive em Londres, minha velha casa. E conversando com alguns amigos, com a empresa que me agenciou quando eu estava em Londres, tem uma forma bacana de eu continuar ligado ao futebol como consultor internacional”.

Há alguns dias, o nome de Gilberto Silva para o cargo de diretor de futebol foi bem aceito por integrantes do conselho de administração do América. O clube busca um substituto para Osvaldo Torres, demitido há mais de uma semana.

Lisonjeado com a lembrança, o ex-volante deixou público o agradecimento ao clube que o revelou, porém justificou a recusa à função administrativa.

“Recebi o convite do América, fico muito honrado de ser lembrado pelo clube, mas não foi possível desta vez por estar focado em um novo processo. Isso não me inviabiliza de tentar trabalhar e ajudar o clube de alguma forma nesta minha nova função. A gente vai manter conversas, e deixei em aberto quem sabe em uma nova oportunidade, eu me aproxime ainda mais do América", explicou Gilberto.

Tags: interiormg futnacional seriea américa coelho Gilberto Silva