Na próxima sexta-feira, o América recebe o Luverdense no Independência, às 19h30, pela 21ª rodada da Série B. O Bahia vai ao Estádio Romildo Ferreira, no interior de São Paulo, onde enfrenta o Mogi Mirim no sábado, às 21h.
Depois de mostrar a equipe durante os treinos da semana no CT Lanna Drumond, o América entrou em campo com uma mudança de última hora: o volante Thiago Santos, vendido ao Palmeiras por cerca de R$ 1 milhão, deu lugar a Rodrigo Souza. Sem seu principal ladrão de bolas nesta Série B, o time alviverde praticamente assistiu ao Bahia jogar no primeiro tempo e pouco chegou ao ataque. Os baianos, por outro lado, dominaram as ações e criaram a primeira oportunidade aos 12min, quando Alexandro recebeu passe de Vítor Costa e parou em boa defesa do goleiro João Ricardo.
Inflamado pelo apoio do torcedor, o Bahia seguiu em cima e conseguiu abrir o placar aos 26min, com o atacante Kieza, em batida firme no ângulo depois de assistência de Gustavo Blanco: 1 a 0. O Coelho, com menos posse de bola, só ameaçou em uma cabeçada do zagueiro Alison, que chegou a fazer o gol, porém viu o auxiliar Oberto da Silva Santos marcar impedimento de maneira correta.
Apesar do desempenho ruim da equipe no primeiro tempo, o técnico Givanildo Oliveira não realizou nenhuma substituição no intervalo. E a equipe continuou apática, lenta e sem criatividade, correndo inclusive o risco de levar o segundo gol, já que o Bahia reclamou um pênalti de Wesley Matos em Kieza aos 13min da etapa complementar – o árbitro Pablo dos Santos Alves ignorou os protestos e mandou o lance seguir.
Depois de passar por vários apuros na segunda metade da partida, o América desperdiçou uma ótima chance aos 26min. Toscano recebeu de Mancini, invadiu a grande área e chutou em cima do zagueiro Robson. O Bahia respondeu à altura: aos 28min, João Ricardo foi obrigado a trabalhar em finalizações de Alexandro e Kieza.
Com dificuldades para trabalhar a bola, o Coelho encontrou seu êxito maior na partida numa cobrança de escanteio. Aos 32min, Marcelo Toscano bateu no primeiro poste, e Alison, dessa vez em posição legal, desviou de cabeça para o fundo das redes, empatando o confronto em Salvador: 1 a 1.
Nos minutos finais, Mancini e Robson se envolveram em uma confusão e foram expulsos por Pablo dos Santos Alves. Já nos acréscimos, Givanildo Oliveira, que havia colocado Henrique Santos no lugar de Richarlison, mandou a campo o zagueiro André e o volante Diego Lorenzi nas vagas de Tony e Rodrigo Souza. As substituições ajudaram a segurar o importante ponto, que mantém o América à frente do Bahia na tabela.
BAHIA 1X1 AMÉRICA
BAHIA
Douglas Pires; Cicinho (Hayner, aos 42min do 1ºT), Robson, Jaílton e Vítor Costa; Pittoni, Souza, Gustavo Blanco (Tiago Real, aos 10min do 2ºT) e Eduardo (Rômulo, aos 23min do 2ºT); Alexandro e Kieza
Técnico: Sérgio Soares
AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos e Raul; Rodrigo Souza (Diego Lorenzi, aos 46min do 2ºT) e Leandro Guerreiro; Tony (André, aos 46min do 2ºT), Mancini e Marcelo Toscano; Richarlison (Henrique Santos, aos 36min do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira
Gols: Kieza, aos 26min do 1ºT (BAH); Alison, aos 32min do 2ºT (AME)
Cartões amarelos: Kieza, aos 37min do 1ºT. Robson, aos 41min do 2ºT (BAH); Robertinho, aos 32min do 1ºT. Raul, aos 3min, Alison, aos 25min, Richarlison, aos 36min, Tony, aos 40min, Mancini, aos 41min, João Ricardo, aos 47min do 2ºT (AME)
Cartões vermelhos: Robson (BAH) e Mancini (AME), aos 41min do 2ºT
Motivo: 20ª rodada da Série B
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: sábado, 22 de agosto de 2015
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Auxiliares: Oberto da Silva Santos (PB) e Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB)
Público pagante: 18.185
Renda: R$ 481.914,00