Com o placar no Horto, o América chega à sexta vitória em sete partidas em casa nesta Série B. O aproveitamento ultrapassa os 90%, já que a equipe garantiu 19 dos 21 pontos disputados em Belo Horizonte. O ABC, que ainda detém o melhor aproveitamento fora de casa (quatro triunfos e dois reveses), aparece na 10ª posição com 16 pontos.
O Coelho volta a campo no próximo sábado, às 21h, contra o Oeste, na cidade de Osasco-SP. O ABC recebe o Paraná Clube na terça-feira, às 19h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal-RN.
O jogo
Embora tenha dominado a posse de bola no começo da etapa inicial, o América encontrou dificuldades diante da forte marcação do ABC, melhor visitante da Série B do Campeonato Brasileiro. Quando conseguiu abrir espaço, não deu sequência à jogada como deveria. Mancini, em duas oportunidades, poderia ter chutado a gol ou até mesmo passado para Marcelo Toscano. Contudo, preferiu segurar a esférica por mais tempo, sendo desarmado pela defesa adversária. O atacante Cristiano, bem anulado na etapa inicial, também teve sua chance, porém carimbou o zagueiro Leandro Amaro ao arrematar de dentro da área.
O velho ditado do futebol diz: "quem não faz, leva". Aos 35min, o Coelho teve a grande chance: no cruzamento de Walber, Felipe Amorim e Reginaldo dividiram a bola, que bateu na trave direita de Saulo. Poderia aquele ser o lance mais importante do primeiro tempo. Mas não. Depois de se livrar do sufoco, o ABC foi tocando a bola com tranquilidade, como quem já estava satisfeito com o empate. De repente, o lateral-esquerdo Marcílio recebeu o passe, driblou três marcadores e deixou o artilheiro Kayke sozinho para abrir o placar no Independência, aos 36min: 1 a 0. Balde d'água fria no América, que ainda tentou, sem sucesso, igualar em chute de longa distância do meia Mancini.
No intervalo da partida, o técncico Givanildo Oliveira recorreu a Richarlison, jovem de apenas 18 anos, no lugar de Cristiano. Na partida contra o Mogi Mirim, pela 10ª rodada, o garoto recém-promovido da equipe de juniores deixou sua marca na vitória por 3 a 1. Mostrando muita estrela também contra o ABC, ele precisou de apenas sete minutos para aproveitar cruzamento de Marcelo Toscano e mandar a bola ao fundo do gol: 1 a 1.
Se não fazia uma partida brilhante, o América ao menos mostrava muita disposição, sobretudo nos 45 minutos finais. Nos lances de bola parada, era Thiago Santos quem dava trabalho. Mesmo sendo marcador, o volante, de muita força física, brigava com a defesa adversária em bolas cruzadas na grande área. Aos 23min, ele reclamou a marcação de um pênalti ao ser puxado pela camisa por Reginaldo. Aos 27min, se aproveitou de falha da defesa do ABC e soltou a bomba quase de dentro da pequena área, após lançamento de Mancini: 2 a 1. Foi o segundo gol de Thiago nesta Série B.
Coube ao Coelho, nos minutos finais, segurar a pressão do ABC. O técnico Givanildo Oliveira colocou o zagueiro Alison no lugar do atacante Felipe Amorim. No desespero, a equipe potiguar se lançou ao ataque com muitos lançamentos, todos afastados pelo sistema defensivo alviverde. Depois de muito sofrimento, o árbitro Grazianni Maciel Rocha enfim soou o apito final, para a alegria dos 2.200 torcedores presentes na arena do Horto.
AMÉRICA 2X1 ABC
AMÉRICA
João Ricardo; Walber, Wesley Matos, Anderson Conceição e Raul; Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim (Alison, aos 43min do 2ºT), Mancini e Marcelo Toscano; Cristiano (Richarlison, no intervalo)
Técnico: Givanildo Oliveira
ABC
Saulo; Reginaldo, Sueliton, Leandro Amaro e Marcílio (Bismark, aos 32min do 2ºT); Fábio Bahia, Rafael Miranda, Michel (Maurício, aos18min do 2ºT) e Edno; Fabinho Alves (Bruno Luiz, aos 38min do 2ºT) e Kayke
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Gols: Richarlison, aos 7min, e Thiago Santos, aos 27min do 2ºT (AME); Kayke, aos 36min do 1ºT (ABC)
Motivo: 12ª rodada da Série B
Estádio: Independência
Data: sábado, 10 de julho de 2015
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha-RJ
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto-RJ e Gabriel Conti Viana-RJ
Cartões amarelos: Raul, aos 19min, Henrique Santos, aos 34min do 2ºT (AME); Fabinho Alves, aos 19min, Kayke, aos 30min, e Reginaldo, aos 39min do 1ºT. Maurício, aos 22min do 2ºT (ABC)
Público: 2.200
Renda: R$ 36.480,00