Não foi fácil, mas o América voltou ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de muitas dificuldades, especialmente no primeiro tempo, o Coelho venceu o lanterna Mogi Mirim por 3 a 1, gols de Mancini, Marcelo Toscano e do jovem estreante Richarlison – Edson Ratinho descontou para o time paulista. O triunfo deixou a equipe alviverde em quarto na competição, com 20 pontos.
Durante grande parte do jogo, o América teve dificuldades de criação. Depois de um primeiro tempo de pouca criação e dois gols de pênalti, o Coelho voltou marcando melhor na segunda etapa e foi premiado com dois gols na reta final do confronto com o Mogi Mirim, que segue na lanterna da Série B, com apenas três pontos.
Na próxima rodada, que terá todos os jogos na terça-feira, o América visita o Macaé, às 19h30, no estádio Moacyrzão. No mesmo horário o Mogi Mirim recebe o Náutico no estádio Romildo Ferreira.
Poucas chances e gols de pênalti
O primeiro tempo foi muito fraco tecnicamente. Foram muitos erros de passes de ambos os lados. As jogadas não funcionavam. A primeira finalização do jogo só aconteceu aos 12 minutos, quando Marcelo Toscano chutou da entrada da área e jogou longe do gol. As equipes seguiam criando pouco e as jogadas de perigo foram escassas.
A partida só esquentou nos dez minutos finais da primeira etapa. Aos 36, após escanteio cobrado por Mancini, Bryan recuperou a bola e chutou forte. O lateral Leonardo cortou com a mão e cometeu pênalti. Na cobrança, Mancini finalizou com tranquilidade no meio do gol, deslocou o goleiro e abriu o placar para o Coelho.
Mas a festa da torcida americana no Horto durou pouco. Aos 42 minutos, Junior Juazeiro foi lançado nas costas da defesa alviverde e driblou João Ricardo, que, sem outra alternativa, cometeu o pênalti. Na cobrança, Edson Ratinho chutou no lado esquerdo e venceu o goleiro do Coelho, que pulou no canto certo mas não alcançou a bola.
Alívio no fim
O América voltou melhor para o segundo tempo. Com a marcação mais adiantada, o Coelho criou boas chances no começo da etapa final. Aos nove minutos, Bryan chutou de longe e a bola passou perto. Um minuto depois, Felipe Amorim cruzou rasteiro e Mancini finalizou de esquerda na rede pelo lado de fora.
Depois da pressão inicial, o América voltou a errar muitos passes e viu o adversário crescer na partida, dando trabalho para a sua defesa. Mas as equipes pecavam no passe final e as alternativas de gol desapareceram.
Depois de tanto errar, o América finalmente balançou as redes. Aos 32 minutos, Tony cruzou e Wesley Matos, que partiu de trás da marcação, cabeceou para o gol. O bandeira marcou impedimento equivocadamente. Mas, um minuto depois, a torcida enfim comemorou. Walber tabelou com Mancini e cruzou rasteiro. Marcelo Toscano apareceu livre e finalizou no canto para desempatar no Independência.
O Mogi Mirim se abriu e o América criou chances. Na primeira, o jovem Richarlison finalizou para fora. Mas, aos 41 minutos, brilho a estrela do garoto. Marcelo Toscano recebeu livre e chutou para grande defesa de Daniel. Na sobra, Toscano bateu de voleio e Richarlison, em sua estreia como profissional, completou de cabeça para colocar o Coelho de novo no G-4 da Série B.
AMÉRICA 3 X 1 MOGI MIRIM
AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho (Walber), Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Leandro Guerreiro e Dopô (Tony); Felipe Amorim, Mancini e Marcelo Toscano; Cristiano (Richarlison)
Técnico: Givanildo Oliveira
MOGI MIRIM
Daniel; Edson Ratinho, Fábio Sanches (Alex Moraes), Renato Camilo e Leonardo; Henrique Motta, Magal, Gustavo Costa (Hygor) e Geovane; Bruno Veiga e Júnior Juazeiro (Rivaldinho)
Técnico: Sérgio Guedes
Gols: Mancini, aos 37 minutos do 1ºT, Marcelo Toscano, aos 33 minutos do 2ºT e Richarlison, aos 41 minutos do 2ºT (AME); Edson Ratinho, aos 43 minutos do 1ºT (MOG)
Motivo: 10ª rodada da Série B
Estádio: Independência
Árbitro: Cleber Vaz da Silva (GO)
Auxiliares: Evandro Gomes Ferreira (GO) e Marcio Soares Maciel (GO)
Cartões amarelos: Wesley Matos, João Ricardo, Mancini (AME); Edson Ratinho, Magal (MOG)
Público: 1.101
Renda: R$18.650,00