America-MG

Em boa fase, goleiro João Ricardo é um dos trunfos do América no clássico contra o Cruzeiro

Camisa 1 sofreu apenas três gols na temporada, todos em cobrança de pênalti. Ele espera manter a performance diante do rival celeste domingo que vem, no Horto

Rafael Arruda

Atravessando grande fase pelo América, João Ricardo sofreu gols apenas em cobranças de pênalti em 2015

O sistema defensivo é um dos pontos fortes do América na temporada 2015. Mesmo com as saídas de atletas importantes, como Adalberto e Vitor Hugo, o time alviverde conseguiu um encaixe perfeito com a dupla formada por Wesley Matos e Anderson Conceição. No banco de reservas ainda há o experiente Alison, o remanescente André e o jovem Messias. Mas uma figura em especial merece grande destaque. Quando exigido, o goleiro João Ricardo se saiu bem e sofreu gols apenas em cobranças de pênalti no Campeonato Mineiro (vitórias sobre URT, Tupi e Atlético, todas por 2 a 1). Ele esteve invicto nas partidas contra Guarani, Caldense, Villa Nova, Mamoré e Boa Esporte, pelo Campeonato Mineiro; e Luziânia, na Copa do Brasil.


A boa fase do camisa 1 não vem de agora. No ano passado, ele teve participação importante na campanha da equipe que terminou em quinto lugar na Série B, com 61 pontos – perdeu seis por escalar irregularmente o lateral-esquerdo Eduardo. João Ricardo disputou 17 jogos na competição e sofreu apenas 12 gols. Com ele, o Coelho venceu 10 vezes, empatou quatro e perdeu apenas três.

Demonstrando humildade, João compartilha o mérito junto aos demais companheiros. “Muita gente enaltece o sistema defensivo. Imprensa, torcedores e por aí vai. Mas se você olhar dentro de campo, verá que o Sávio, o Felipe Amorim e outros se doando ao máximo na marcação. Então eu acho que o grupo inteiro está de parabéns. E precisamos manter os pés no chão, pois temos um clássico difícil pela frente”, diz.

É justamente o Cruzeiro que preocupa João Ricardo. Próximo adversário do Coelho no Campeonato Mineiro, o clube celeste está com as atenções voltadas para o Mineros-VEN, contra quem jogará nesta quinta-feira, pela terceira rodada do Grupo 3 da Copa Libertadores. Mas nem por isso, segundo o goleiro, a vida do América será facilitada. “A dificuldade é a mesma. Não podemos dar ponto para eles. É reta final de campeonato, temos que entrar fortes sempre pensando na vitória”. O clássico acontecerá domingo, às 18h30, no Independência.

DUELOS - No confronto entre os goleiros, João Ricardo levou a melhor sobre Victor, do Atlético, no clássico disputado mês passado, no Independência. O Coelho venceu por 2 a 1. Ele espera repetir a dose diante de Fábio, arqueiro celeste. “A responsabilidade é sempre grande. Nosso time precisa muito da vitória, então, se precisar, vai ter o ‘salve João Ricardo’ de novo lá”, declara o jogador, disposto a ajudar a equipe a encerrar um jejum de quase três anos sem vencer o rival.

Mais do que nunca, o Coelho precisará que seu goleiro segure o ataque do Cruzeiro, provavelmente formado por jogadores reservas. Tudo porque Caldense e Tombense venceram suas partidas na rodada e ultrapassaram a equipe americana, agora fora do G-4 do Mineiro, com 16 pontos. “Os resultados colocaram uma pressão. Três pontos apenas não serão suficientes para a classificação. Queremos mais. Então é treinar forte no restante da semana para tentar voltar aos quatro primeiros”, finaliza João.