ENTREVISTA
Com energias renovadas, destaque do América mira foco nos treinos para voltar forte na Série B
Um dos líderes do time, Andrei Girotto se mostra animado em iniciar 'intertemporada'
postado em 15/06/2014 08:00 / atualizado em 15/06/2014 15:52
Doze dias de recesso. O clima de Copa do Mundo permitiu aos jogadores do América descanso mais prolongado. Um dos que aproveitaram esse período foi o volante Andrei Girotto, que viajou ao sul do país. Não da forma que gostaria, pois teve de ser submetido a uma cirurgia de retirada de quatro dentes do siso. Entretanto, o jogador recebeu atenção especial na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a 109 quilômetros da capital Porto Alegre.
"Fiquei em Bento Gonçalves, minha terra natal. Deu para aproveitar bem a família e os amigos. Só não deu para fazer mais coisas porque tive de retirar quatro dentes sisos. O médico recomendou 12 dias de descanso", revelou Andrei, que recebeu os cuidados da mãe Marisa. "Nos primeiros dias era sopa da mãe e comida mais leve. Ela fez todos os tipos de pratos permitidos pelo dentista. Me alimentei muito bem nesse período", acrescentou, em entrevista ao Superesportes.
A paralisação veio em boa hora. Depois do início positivo na Série B seguido de queda livre, era necessário um tempo para refletir os pensamentos e recarregar as energias. Agora, a missão é iniciar a "intertemporada" com força total e adquirir a melhor forma possível antes da continuidade da Série B do Campeonato Brasileiro, a partir de 15 de julho. Neste intervalo de tempo, o plantel do Coelho trabalha firme no CT Lanna Drumond, com a previsão de realizar jogos-treino e amistosos. As atividades começam nesta segunda-feira.
Andrei Girotto foi um dos destaques do América na primeira parte da Série B. Marcou três gols em nove partidas e contribuiu com uma assistência. Ele se configurou na principal peça de ligação entre a defesa e os armadores. Quando chegou perto da baliza, desferiu potentes chutes e cabeceios perigosos. O time, porém, perdeu o ritmo nas quatro últimas rodadas. "Precisamos de uma nova sequência de vitórias. Aconteceram detalhes desfavoráveis e nós também pecamos pela desatenção. Espero muito trabalho para voltarmos melhor", comentou o camisa 8, que acredita na reação do Coelho – atual quarto colocado, com 17 pontos. "Se existe pressão, nós a encararemos com a intenção de sermos campeões. Queremos muito subir. A melhor forma para lidar com isso é vencendo os jogos", disse.
Aos 22 anos, Andrei Girotto almeja voos maiores na carreira. Quem sabe, um dia, vestir a camisa da Seleção Brasileira. Dois dos integrantes do grupo comandado por Luiz Felipe Scolari servem de inspiração para o jovem jogador do Coelho. "Admiro muito o Paulinho e o Hernanes. Eles são da minha posição. Temos características semelhantes. Gostamos de chegar ao ataque e chutar a gol. Se Deus quiser, conseguirei alcançar o mesmo feito que eles", planejou.
Valorizado pelas boas atuações na Série B, Andrei já começa a despertar as atenções dos clubes da elite. Ano passado, o Atlético esteve perto de levá-lo em uma espécie de "pacote", mas acabou contratando apenas Claudinei. Embora não revele nenhum clube interessado, o Coelho trabalha com a possibilidade de perder o volante, que é agenciado por Eduardo Uram. "Encaro isso como motivação para melhorar sempre. Fico feliz por esses interesses. Isso me satisfaz e é sinal de que o trabalho está dando certo", comemora Andrei, sem fazer referências a quaisquer equipes.
Com passagem pela equipe infantil do Grêmio e revelado nas categorias de base do Metropolitano-SC, Andrei Girotto chegou ao América em abril de 2013. Desde então, ele disputou 55 partidas, fez sete gols e deu duas assistências. Por outro lado, o jogador apresenta uma marca negativa em relação a cartões, somando nada menos que 24 amarelos e um vermelho.