America-MG

Após ganhar ônibus customizado, América cogita parceria com Stuttgart da Alemanha

Concessionária da Mercedes-Benz em Belo Horizonte será a responsável pelo contato com o clube alemão, que é patrocinado pela montadora. Cúpula do Coelho deverá conhecer as duas estruturas em viagem programada para os primeiros dias de 2014

Thiago Madureira Rafael Arruda

Durante a entrega do ônibus personalizado ao América, foi cogitada uma parceria com o Stuttgart

O acordo com a Mercedes-Benz pode render ao América muito mais do que o moderno ônibus modelo 0-500 RS que transportará a delegação para os jogos no Estádio Independência, interior de Minas Gerais e até mesmo em outros estados. Além disso, também foi cogitada uma parceria entre Coelho e Stuttgart, clube da Primeira Divisão do Campeonato Alemão.


“Essa parceria é um embrião ainda. Nós lançamos a ideia e a ideia foi aceita. Será uma parceria binacional na qual vamos colher bons frutos”, disse Celso Fraga, diretor da Cardiesel, principal concessionária da montadora alemã em Belo Horizonte.

“A Mercedes abre o estádio do Stuttgart, na Alemanha, para trazer novos talentos para o América, bem como para o América enviar talentos para lá”, completou.

O ônibus personalizado foi entregue ao América no início da tarde dessa terça-feira e já serviu no transporte do elenco que retornou do ABC paulista após o empate em 1 a 1 com o São Caetano, pela 34ª rodada da Série B.

A reportagem do Superesportes entrou em contato com Marcus Salum, integrante do conselho administrativo do clube. O dirigente revelou que viajará à Alemanha para conhecer a estrutura do Stuttgart e conversar com representantes da Mercedes-Benz. Contudo, ainda não há nada predefinido acerca do que será a parceria.
América recebeu moderno ônibus da Mercedes-Benz


“A ideia ainda é muito embrionária. Não queremos levantar especulações e muito menos criar falsas expectativas. Contudo, viajaremos à Alemanha na virada do ano para visitar o Stuttgart. Aproveitaremos também para fazer contato com representantes da Mercedes, que tem ligação com o clube”, disse.

Parcerias esportivas e comerciais

Segundo Salum, o convite da concessionária surgiu após a antiga parceria entre América e Feyenoord, da Holanda, ser relembrada durante a entrega do ônibus. “A Cardiesel achou interessante criar um laço com o Stuttgart e resolveu ser nosso interlocutor na conversa”, afirmou.

De acordo com o dirigente, a intenção é explorar tanto a parte esportiva quanto a comercial. Ele não descartou a possibilidade de a Mercedes-Benz patrocinar o Coelho no futuro.

“Vamos sentar lá e discutir com os envolvidos. Pensar em viabilizar parceiras esportivas e comerciais também. Tudo é possível em uma mesa de negociação”, concluiu.

Stuttgart é patrocinado pela Mercedes-Benz
Vínculo entre Stuttgart e Mercedes-Benz

Fundado em 1893, o Verein für Bewegungsspiele Stuttgart é uma das equipes mais tradicionais da Alemanha. Alguns brasileiros já brilharam com a camisa do clube, entre eles os atacantes Élber, Kevin Kuranyi e Cacau (os dois últimos naturalizados alemães).

Os títulos mais importantes do Stuttgart são cinco Campeonatos Alemães, três Copas da Alemanha e uma Supercopa Nacional, além de dois Torneios Intertoto da Uefa.

A Mercedes-Benz, uma das principais montadoras de automóveis do mundo, tem sua sede principal na cidade de Stuttgart, a 512 quilômetros de Berlim. A marca pertence ao Grupo Daimler AG, que controla outros fabricantes renomados, como a Chrysler e a Smart.

A Mercedes-Benz não é somente a patrocinadora master do Stuttgart, mas também detém os naming rights do estádio, anteriormente chamado Gottlieb-Daimler-Stadion, com capacidade para mais de 60 mil torcedores. A mudança do nome aconteceu no decorrer de 2008.

Desde a temporada 2008/2009, estádio do Stuttgart leva o nome de seu principal patrocinador