O jogo foi dramático e o América, por diversas vezes, precisou contar com a sorte para não ser derrotado pelo Fluminense na decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20. No entanto, o Coelho soube segurar a pressão adversária e arrancou uma virada heróica para se sagrar campeão do torneio pela primeira vez em sua história.
Após sair perdendo com um gol do tricolor Maicon, o Coelho deu o troco com China e Lula e venceu por 2 a 1 para a alegria da torcida alviverde.
O jogo
O Fluminense começou melhor e tomou a iniciativo do jogo, tanto que o primeiro gol não demorou a acontecer. Aos 8 minutos, Maicon recebeu lançamento de Igor Julião, aproveitou a falha da zaga e bateu forte para abrir o placar. O gol animou o tricolor carioca, que seguiu com maior volume de jogo e teve chances de ampliar a vantagem, esbarrando nas intervenções da zaga americana.
O Coleho se acertou em campo a partir dos 15 minutos e passou levar mais perigo ao gol adversário. O empate saiu aos 20, em cobrança de pênalti do meio-campista China. O gol animou a equipe alviverde, que, por pouco, não virou aos 24 minutos, em cobrança de escanteio da direita.
As equipes passaram a se soltar mais na partida e se lançaram ao ataque, ainda que sem muita efetivdade. No último lance de perigo do primeiro tempo, aos 43, o atacante carioca Igor recebeu lançamento em profundidade e apareceu sozinho nas costas da zaga americana. O jogador teve tempo de dominar e bater forte, com a bola explodindo na trave esquerda do goleiro Matheus.
Segundo tempo
O América começou melhor e aos seis minutos chegou com perigo em uma bomba de Washington de fora da área. Aos 8, Caio recebeu livre dentro da área, mas errou na hora de finalizar.
O Fluminense respondeu aos 19 minutos, em chute de fora da área de Maicon, que passou rente à trave do goleiro Matheus. Aos 22, o time das Laranjeiras voltou a assustar: após cobrança de falta da direita, Cássio cabeceou com perigo e a bola, por pouco, saiu pela linha de fundo.
AMÉRICA 2x1 FLUMINENSE
América
Matheus; Jaílson (Diego), Lula, Anderson, Bené ; China, Washington, Junior Lemos, Kaio; Ygor (Taylor) e Flávio (Hindian). Técnico: Milagres
Fluminense
Silézio; Igor Julião (Fabinho), Wellington Carvalho, Léo Lélis, Erick; Fábio, Ewérton, Cássio, Higor (Gullithi); Michael (Rafael) e Marcos Júnio (Nelinho). Técnico: Marcelo Veiga.
Gols: Michael 8' e China 19' do 1° tempo; Lula 45' do 2º tempo
Data: 20 de dezembro de 2011, terça-feira, às 21h
Local: Estádio Passo D’Areia, Porto Alegre-RS
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Júlio Cesar Henrique dos Santos e Carlos Henrique Selbach
Cartões amarelos: Washington e Kaio (América); Nelinho (Fluminense)