A seis meses da estreia da Copa do Mundo feminina, a Fifa divulgou nesta terça-feira (24) a bola oficial do torneio. A Oceaunz, criada pela artista de origem aborígene Chern'ee Sutton e pela artista maori Fiona Collins, foi inspirada nas paisagens das anfitriãs Austrália e Nova Zelândia.
No vídeo de lançamento, uma versão gigante da Oceaunz aparece sobrevoando os céus de Sydney carregada por um helicóptero. Após a exibição, a réplica foi deixada ao lado de um campinho de futebol no Marks Park, de frente para a praia de Bondi Beach.
A bola é a nona produzida de forma consecutiva pela Adidas para o torneio. As inspirações principais são as montanhas neozelandesas e a conexão da Austrália com o Oceano Índico
O nome Oceaunz, terminando com as siglas dos países anfitriões - AU e NZ -, também é uma homenagem aos países da Oceania que vão sediar o torneio, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.
Tecnologia
Assim como a Al Rihla, utilizada na Copa do Mundo do Catar em dezembro de 2022, a Oceaunz também possui um sistema de captação de dados precisos que estarão instantaneamente à disposição da sala do VAR e auxiliarão outras tecnologias, como impedimento semiautomático.
Vendas
A Oceaunz estará à venda no site oficial da Adidas a partir da meia noite desta quarta-feira (25). No site, já é possível conferir a contagem regressiva para a abertura das vendas.
A bola custará R$ 249,99 e, dando continuidade à parceria feita com ONG Common Goal na Copa do Mundo do Catar, 1% do valor das vendas em todo o mundo será destinado ao projeto Global Goal 5 Accelerator, que visa aumentar a representatividade e a liderança feminina em ações comunitárias relacionadas ao futebol.
A Copa do Mundo Feminina de 2023 será disputada entre 20 de julho e 20 de agosto. A Seleção Brasileira está no Grupo F e vai estrear em 24 de julho, em Sydney, contra um adversário que sairá da repescagem continental.