A primeira fase será disputada em apenas um turno, com sete rodadas. A cada rodada, um clube terá folga. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os jogos do Mineiro Feminino serão transmitidos pela TV FMF, por meio da plataforma MyCujoo, na internet.
O Atlético faz a estreia do Campeonato Mineiro, às 10h. O Alvinegro enfrentará o Futgol, na Cidade do Galo. No mesmo dia, às 16h, o Coelho encara o Valadares, em duelo marcado para o Campo Pontenovense, em Ponte Nova. No mesmo horário, o Cruzeiro recebe o Ipatinga, às 16h, no estádio das Alterosas. O Minas Boca terá folga nesta rodada.
América
Em busca do tetra, o Coelho é o atual campeão mineiro. O clube ficou com a taça nas edições de 2016, 2017 e 2018. Para a disputa do Mineiro, o América teve a chegada de novas atletas para reforçar a equipe. No total, 10 jogadoras foram incorporadas ao grupo.
No início do ano, o Coelho disputou a Série A-2 do Campeonato Brasileiro. O clube alviverde fez sua melhor campanha na competição, chegando às quartas de final do torneio. O América foi eliminado pelo Grêmio após um empate por 0 a 0. A partida de ida da fase mata-mata terminou com vitória gremista por 2 a 1.
América terá grupo reforçado para buscar o tetra: estreia será no domingo - Foto: Mourão Panda/América
Atlético
O Atlético já passou por altos e baixos ao longo desta temporada. Para o Campeonato Mineiro, o Galo Feminino almeja vôos altos. O elenco foi reformulado e nove atletas chegaram à equipe alvinegra para a disputa do torneio.
No primeiro semestre do ano, o Atlético disputou duas competições: a Série A-2 e a Copa BH. Pela competição nacional, o Galo deixou o torneio ainda na fase de grupos. O clube foi eliminado com apenas um ponto somado em cinco jogos. Já pela Copa BH a história foi diferente. O time foi campeão de forma invicta.
Galo Feminino foi reformulado para o Mineiro e estreia diante do Futgol - Foto: Pedro Souza/Atlético
Cruzeiro
No primeiro ano com uma equipe feminina, o Cruzeiro vem fazendo boa temporada. As ‘Cabulosas’ foram vice-campeãs da Série A-2, em sua estreia no torneio nacional. Apesar da derrota para o São Paulo, a Raposa fez um primeiro semestre positivo.
Com boas opções no plantel celeste, algumas jogadoras já tiveram oportunidades na Seleção Brasileira. As meias Duda e Micaelly foram convocadas pelo técnico Jonas Urias para a disputa da Liga Sul-Americana Sub-19, um torneio amistoso preparatório para as competições do próximo ano. A primeira foi vice-artilheira da competição com seis gols em quatro jogos, já a segunda marcou três tentos e somou três assistências.
.