Esportes
2

Futebol

Qual a importância dos projetos e bolsas esportivas para a sociedade?

Saiba quais benefícios os projetos esportivos trazem para o mundo dos esportes e para as pessoas como um todo

postado em 01/11/2022 13:25

(Foto: Freepik)
Projetos esportivos são extremamente importantes não somente para o esporte, mas também para sociedade. Há alguns anos atrás surgiu um projeto bem famoso na Bahia, o Projeto Canarinho, financiado pela Petrobrás e que tinha como objetivo ensinar os jovens a jogar futebol e descobrir possíveis talentos escondidos nas periferias.

Infelizmente o projeto não foi para frente, mas ele serve de alerta para um ponto: Desde então, nunca se ouviu tão pouco em projetos sociais esportivos e gratuitos como esses, o que gera impactos negativos sociais, comerciais e até mesmo na saúde das pessoas. Nesse artigo você verá a importância deles para a sociedade e como ele pode influenciar os prognósticos de futebol.

Descoberta de novos talentos


Esse é talvez o ponto mais importante e o primeiro que você provavelmente pensou. É muito fácil um pai ou mãe rica pagar uma escolinha de futebol para o seu filho jogar. O mais raro é um menino ou menina pobre da periferia ter acesso a uma infraestrutura minimamente decente para melhorar ainda mais as suas habilidades.

Diamantes são difíceis de encontrar, porém são extremamente valiosos, e existem milhares de diamantes escondidos em partes esquecidas das cidades esperando para serem descobertos. Projetos sociais ajudam as pessoas a se encontrarem, a melhorarem de vida.

Esse foi o caso do Vinícius Júnior, que entrou em uma escolinha de futebol do Flamengo, e com a ajuda financeira do próprio e de empresários conseguiu se sustentar e hoje é um dos jogadores favoritos para a Copa do Mundo. Sem a ajuda necessária, é possível que talvez nunca teríamos ouvido falar do Vinícius Júnior.


Salva pessoas de caminhos ruins


Uma menina ou um menino focado no campo, fazendo embaixadinhas até a perna queimar ou sacando a bola de vôlei até a mão não aguentar mais é uma menina ou menino a menos no mundo do crime. 

São inúmeros os relatos de pais que conseguiram ajudar o filho a tomar um rumo na vida os apresentando ao mundo do esporte. O esporte, além de fomentar a competitividade, fomenta também a construção do caráter, honestidade, e mantém a pessoa ocupada e focada em ser melhor do que ela foi antes.

Se mais projetos esportivos existissem, mais quadras de qualidade e mais olheiros de times dispostos a dar uma chance àquela adolescente dedicada, o mundo do esporte brasileiro seria muito maior, mais rico e mais campeão do que já é.


Atração de investimentos


Um outro ponto positivo desse tipo de ação é a atração financeira que elas fomentariam. Um time da Europa que visse que em tal lugar do Brasil existiam bastante pessoas que jogavam bastante o vôlei, futebol ou seja lá qual o esporte com certeza apostaria forte nesse ali.

Várias promessas surgem assim, uma ascensão meteórica. O exemplo mais recente talvez  seja a da Rayssa Leal, que foi vice-campeã olímpica das Olimpíadas de Tokyo de 2020 e medalhista de ouro nos X Games.

A Fadinha, como é chamada, foi descoberta após a mãe ter postado um vídeo dela aos sete anos de idade fazendo manobras de skate vestida de fada. Seis anos mais tarde ela estaria se tornando a pessoa mais nova em 85 anos a ganhar uma medalha Olímpica.

Projetos sociais são extremamente importantes para trazer visibilidade às pessoas invisíveis aos olhos da sociedade.