A Globo decidiu extinguir a participação de especialistas de arbitragem em transmissões de futebol. Com o encerramento do quadro Central do Apito, a emissora não terá mais ex-árbitros comentando lances polêmicos durante as partidas desde 1989, quando iniciou o formato com Arnaldo César Coelho.
Com o fim da Central do Apito, o casal de ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foi demitido. Paulo César Oliveira continua na emissora, mas com participação restrita a programas esportivos da casa, incluindo o canal fechado Sportv.
Segundo o Uol, Janette Mara Arcanjo, da Globo Minas, também deve ser desligada do quadro de analistas de arbitragem.
Ainda de acordo com a matéria do Uol, o motivo da reformulação da Globo seria a rejeição do público a comentaristas de arbitragem. Pesquisas realizadas pela empresa apontaram que os telespectadores entendiam que as opiniões dos especialistas eram protecionistas aos erros de arbitragem - ironizando o quadro como 'Central do Amigo'.
A utilização do VAR na maioria dos jogos, elucidando casos de arbitragem, seria um dos motivos para o fim da participação dos ex-árbitros nas transmissões da emissora.