Lateral-esquerdo multicampeão pelo Cruzeiro, Egídio é carioca e foi revelado nas categorias de base do Flamengo. Entre idas e vindas, o jogador permaneceu no clube da Gávea durante cerca de dez anos. Nesse período, ele atuou ao lado do craque Ronaldinho Gaúcho, com quem viveu uma história bastante inusitada.
Em entrevista ao Charla Podcast, Egídio relembrou o dia em que soltou um pum no jato particular do ex-camisa 10 da Seleção Brasileira. Durante esse momento no Flamengo, a dupla foi campeã do Campeonato Carioca de 2011.
"Chega no (aeroporto) Santos Dumont, (você) não passa pelo raio-x, nada, já vai por trás com uma vanzinha e encontra o jato esperando você. O Ronaldinho estava com uma amiga da Itália, que ele leva (conosco na viagem). Vai nós três dentro do jato", relembrou aos risos.
"Minha barriga começou a (doer) e eu falei: 'Porra, aqui é pequenininho, né, tudo clean, bonitão'. Aí soltei (o pum), mané. Esculachou o jato! A italiana já (ficou) como? 'É Brasil, Rio de Janeiro, não, não. Este saiu caliente'. Aí eu pedi muitas desculpas, mas ela ficou meio assim. Aí o Ronaldinho: 'Caralho, mano, esculachou". Aí depois passa um tempinho (e a vontade vem) de novo. Olhei pra ele, que tava de frente pra mim na diagonal, e (fiz um sinal). Aí ele (fez sinal de positivo com a cabeça)", conta Egídio.
Além do Campeonato Carioca de 2011, Egídio venceu as edições de 2008 e 2009 do torneio enquanto defendia o Flamengo. Lá ele também foi campeão da Copa do Brasil de 2006, sobre o Vasco.
Atualmente sem clube, o lateral-esquerdo defendeu, além do Rubro-Negro, equipes como Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense. Na Raposa, Egídio disputou 209 jogos e venceu dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), uma Copa do Brasil (2018) e três Campeonatos Mineiros (2014, 2018 e 2019).