Ao ser chamado pelo locutor Galvão Bueno, Fred apareceu em vídeo, na casa onde reside em Belo Horizonte, para anunciar a novidade em uma ação social para ajudar famílias que necessitam de cuidados. “Estou treinando há uns meses, coloquei no meu treino bicicleta e vou fazer minha volta para o Rio de Janeiro, daqui de BH até o CT do Fluminense, de bicicleta. Vai ser desgastante, tem os riscos, mas o objetivo é conseguir donativos”, declarou o atacante.
Em seguida, ele detalhou como seria a ação solidária durante o longo percurso de bicicleta. “Antes desse projeto funcionar, já tenho alimentos para ajudar mais de três mil famílias. E também vou lançar o desafio para cada km que percorrer vou doar cesta básica. A torcida do Fluminense é muito solidária, o povo brasileiro é solidário, e estamos conseguindo, por meio de redes sociais, do esporte, levar alegria e ajudar alguém. Vão dar 600km de bicicleta”, encerrou o atacante.
Terceiro maior artilheiro do Fluminense (172 gols em 288 partidas), Fred acertou contrato até junho de 2022. O retorno só foi oficializado depois da resolução de longo imbróglio com o Cruzeiro, ao qual estava vinculado até o fim deste ano. Entretanto, após entendimento com o clube mineiro sobre dívida de R$ 25 milhões, as partes entraram em acordo para rescisão.
"Vai ser como sempre foi: emocionante, especial para mim e o coração vai estar à mil. Minha felicidade é muito grande, uma sensação de voltar para casa. Só de pensar já fico emocionado. Estou ansioso. O Fluminense tem algo diferente, a nossa torcida tem algo diferente. Não sei se é só comigo, mas eles me mexem de maneira especial e acabam tirando coisas melhores do atleta, do ser humano", declarou Fred ao site oficial do Fluminense.
O Fluminense fez mistério em suas redes sociais antes de anunciar o retorno do jogador que é considerado ídolo pela torcida, de modo que publicou um vídeo com camisas e troféus colocados em uma mala, seguidos da pergunta: "E você, vem?" Tratam-se de camisas que Fred usou no clube, além de faixas de campeão e taças do Brasileirão de 2010 e 2012, ambas conquistadas pelo artilheiro. Pouco tempo depois, o clube desfez o mistério e anunciou o retorno do jogador. O recado foi dado pelo presidente Mário Bittencourt.