Um ex-atacante que vestiu a camisa dos três principais clubes mineiros é o novo reforço do time de comentaristas da Globo Minas. A emissora anunciou, nesta quinta-feira, que o ex-centroavante Fábio Júnior passará a trabalhar na transmissão dos jogos e participará também de programas da grade de programação da TV.
Em declaração ao site globo.com, Fábio Júnior, de 41 anos, disse que pretende passar aos telespectadores a experiência e o aprendizado conquistados na longa carreira profissional. "A minha expectativa é compartilhar com o público toda minha experiência enquanto atleta, porém com uma visão de fora dos gramados, analisar de maneira objetiva os jogos, as atuações dos atletas e das equipes. Espero fazer um bom trabalho, estou muito animado com esse desafio", ressaltou.
Fábio Júnior Pereira, natural de São Pedro do Avaí, distrito de Manhuaçu, na Zona da Mata, começou a carreira no Democrata de Governador Valadares. Depois de uma passagem pela base do Atlético, cedido pela Pantera, não teve os direitos adquiridos e foi parar no Cruzeiro. Revelado na Taça São Paulo de Futebol Júnior, em 1998, subiu ao grupo profissional celeste e logo se firmou.
Fábio Júnior disputou no total 190 jogos pelo Cruzeiro e marcou 81 gols. Ele ainda teve passagens pelo futebol italiano, na Roma, português, onde defendeu o Vitória de Guimarães, alemão - vestiu a camisa do Bochum, Israel, pelo Hapoel Tel-Aviv, e japonês, no Kashima Antlers. O ex-atacante foi convocado para a Seleção Brasileira e atuou em três jogos, entre 1998 e 1999, mas não balançou as redes. O ex-centroavante também esteve na equipe olímpica do Brasil, com oito gols em 12 partidas.
Fábio Júnior ainda vestiu a camisa de Atlético e América. Pelo Galo, entre 2003 e 2005, entrou em campo 65 vezes e marcou 30 gols. No Coelho, em 183 jogos (de 2010 a 2013), balançou as redes em 72 ocasiões. No futebol mineiro, o ex-atacante atuou também por Boa Esporte, Villa Nova, Guarani de Divinópolis e Minas Boca. Ele também passou por Bahia e Brasiliense.
.