O Troféu Telê Santana chegou nesta quinta-feira (28) à sua 21ª edição. Devido à pandemia da COVID-19, a noite de gala, tradicionalmente realizada no Mineirão, em Belo Horizonte, não foi realizada. Os vencedores foram conhecidos mais uma vez por meio de uma live no Youtube.
Apesar da supremacia do Atlético na seleção da temporada, com 13 estatuetas, o Cruzeiro segue com folga na liderança do ranking histórico da premiação (veja lista completa abaixo).
Apesar da supremacia do Atlético na seleção da temporada, com 13 estatuetas, o Cruzeiro segue com folga na liderança do ranking histórico da premiação (veja lista completa abaixo).
A seleção do 21º Troféu Telê Santana foi formada por Everson (Atlético); Mariano (Atlético), Junior Alonso (Atlético), Nathan Silva (Atlético) e Guilherme Arana (Atlético); Jair (Atlético), Allan (Atlético), Zaracho (Atlético) e Nacho Fernández (Atlético); Hulk (Atlético) e Ademir (América). Cuca, do Atlético, foi eleito o melhor treinador de 2021.
Autor de 36 gols e 13 assistências em 2021 pelo Atlético, Hulk foi eleito o craque da 21ª edição do Troféu Telê Santana. O atacante foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 19 gols, e da Copa do Brasil, com oito.
Por fim, o Galo levou o troféu de Destaque Nacional pelos três títulos conquistados na temporada 2021: Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil.
Clube com mais troféus no ranking histórico do Troféu Telê Santana, o Cruzeiro faturou os prêmios de Revelação, dado ao atacante Vitor Leque, de 21 anos, e Homenagem Especial, pelo centenário no ano de 2021.
Além de ter um representante na seleção do Telê Santana, com Ademir, o América recebeu outro prêmio de Homenagem Especial pela conquista da vaga inédita na Copa Libertadores de 2022. O clube fez história ao terminar o Campeonato Brasileiro em oitavo e assegurar lugar no torneio continental.
Os outros premiados da noite foram o Tombense, Destaque do Interior pelo título de campeão do interior no Campeonato Mineiro de 2021, e o Minas Tênis Clube, Destaque Especial pela conquista da Superliga Feminina de Vôlei em 2021.
Veja, a seguir, o levantamento do Superesportes sobre as 21 edições.
Ranking histórico do Troféu Telê Santana
1º) Cruzeiro - 158 troféus (156 até 2020)
2º) Atlético - 146 troféus (133 até 2020)
3º) América - 33 troféus (31 até 2020)
4º) Ipatinga - 11 troféus
5º) Minas Tênis Clube - 11 troféus (10 até 2020)
6º) Tupi e Boa Esporte - 3 troféus
7º) Tombense - 2 troféus (1 até 2020)
8º) Pouso Alegre, Araxá, Chapecoense, Democrata-GV, Ituiutaba, Montes Claros Vôlei, Patrocinense, Praia Clube, Ribeirão das Neves (futebol feminino), Uberaba, Villa Nova, Guarani de Divinópolis, Coimbra - 1 troféu