O Troféu Telê Santana chegou nesta segunda-feira à sua 20ª edição. Devido à pandemia da COVID-19, a noite de gala, tradicionalmente realizada no Mineirão, em Belo Horizonte, não foi realizada. Os vencedores foram conhecidos por meio de live no Youtube. Apesar da supremacia de Atlético e América na seleção da temporada, o Cruzeiro segue com folga na liderança do ranking histórico da premiação.
A seleção do 20º Troféu Telê Santana foi formada por Fábio (Cruzeiro); Guga (Atlético), Júnior Alonso (Atlético), Messias (América) e Guilherme Arana (Atlético); Jair (Atlético), Juninho (América), Hyoran (Atlético) e Alê (América); Keno (Atlético) e Ademir (América). Lisca, do América, foi eleito o melhor treinador de 2020.
A revelação da temporada foi o lateral-esquerdo Matheus Pereira, do Cruzeiro.
O destaque do interior foi o Pouso Alegre, campeão do Módulo II do Mineiro em 2020. Já o destaque nacional ficou como Minas, campeão da Superliga Feminina de Vôlei.
Veja, a seguir, o levantamento do Superesportes, sobre as 20 edições.
Ranking histórico do Troféu Telê Santana
1º) Cruzeiro – 156 troféus (154 até 2019)
2º) Atlético – 133 troféus (127 até 2019)
3º) América – 31 troféus (26 até 2019)
4º) Ipatinga – 11 troféus
5º) Minas Tênis Clube – 10 troféus
6º) Tupi e Boa Esporte – 3 troféus
7º) Pouso Alegre, Araxá, Chapecoense, Democrata-GV, Ituiutaba, Montes Claros Vôlei, Patrocinense, Praia Clube, Ribeirão das Neves (futebol feminino), Tombense, Uberaba, Villa Nova, Guarani de Divinópolis, Coimbra – 1 troféu