Sem a tradicional noite de gala devido à pandemia da COVID-19, mas com transmissão para o mundo inteiro por meio do Youtube, a 20ª edição do Troféu Telê Santana premiou nesta segunda-feira os melhores do esporte em Minas na temporada 2020. Na live foram conhecidos os integrantes da seleção, que teve supremacia de Atlético e América, e a revelação do ano: o lateral-esquerdo Matheus Pereira, do Cruzeiro, de 20 anos.
Campeão mineiro de 2020 e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, o Atlético emplacou seis jogadores na Seleção da 20ª edição do Troféu Telê: o lateral-direito Guga, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Jair, o meia Hyoran e o atacante Keno.
Semifinalista da Copa do Brasil e vice-campeão da Série B na temporada passada, o América esteve representado por quatro jogadores: o zagueiro Messias, o volante Juninho, o meia Alê e o atacante Ademir. Comandante do Coelho nessa campanha de destaque, Lisca já havia sido confirmado como técnico do ano em Minas.
O único jogador do Cruzeiro na Seleção foi o goleiro Fábio, de 40 anos. Recordista histórico desta premiação, com 19 troféus, ele integrou o time ideal do futebol mineiro pela 12ª vez. A Raposa teve um ano de 2020 para se esquecer: ficou fora da fase final do Mineiro, foi 11º colocado na Série B e caiu diante do CRB-AL na terceira fase da Copa do Brasil.
Para ser eleito a revelação de 2020, Matheus Pereira, do Cruzeiro, superou os atacantes Savinho, do Atlético, e Vitão, do América. Na temporada passada, o jovem lateral fez 25 apresentações com a camisa celeste e marcou um gol.
O tradicional prêmio de destaque do interior ficou com o Pouso Alegre, campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2020. Em sua volta à elite do estado, este ano, o clube do Sul de Minas fez bonito ao terminar na sexta colocação. O Pousão ainda conquistou o Troféu Inconfidência sobre a URT.
Por fim, o troféu de destaque nacional foi entregue ao time feminino de vôlei do Minas Tênis Clube, campeão da Superliga Feminina sobre o Praia Clube.
Na temporada 2020/21 do vôlei, o time minas-tenista ainda foi campeão estadual e da Copa Brasil. Com quatro títulos da Superliga, o Minas é o terceiro maior campeão da competição, atrás de Rio de Janeiro (12) e Osasco (cinco). O clube de BH levantou a taça nas temporadas 1992/93, 2001/02, 2018/19 e 2020/21.
A live foi comandada por Isabel Guimarães e Leopoldo Siqueira, apresentadores do Alterosa Esporte, da TV Alterosa. Quatro torcedores foram sorteados com camisas oficiais de América, Atlético, Cruzeiro e Minas. Os nomes dos ganhadores serão divulgados nesta terça, na edição do programa, a partir das 11h45.
Os vencedores da 20ª edição do Troféu Telê Santana:
GOLEIRO
Fábio - Cruzeiro
Fábio - Cruzeiro
LATERAL-DIREITO
Guga - Atlético
Guga - Atlético
ZAGUEIRO
Júnior Alonso - Atlético
ZAGUEIRO
Messias - América
Messias - América
LATERAL-ESQUERDO
Guilherme Arana - Atlético
Guilherme Arana - Atlético
VOLANTE
Jair - Atlético
Jair - Atlético
VOLANTE
Juninho - América
MEIA
Hyoran - Atlético
Hyoran - Atlético
MEIA
Alê - América
ATACANTE
Keno - Atlético
ATACANTE
Ademir - América
REVELAÇÃO
Matheus Pereira - Cruzeiro
DESTAQUE DO INTERIOR
Pouso Alegre - Campeão do Módulo II do Mineiro
MELHOR TÉCNICO
Lisca - América
DESTAQUE NACIONAL
Equipe Feminina de Vôlei Minas Tênis Clube - Campeão da Superliga