A grande arrancada do América em 2019 na Série B do Campeonato Brasileiro, rendeu premiações individuais e coletivas. Nesta terça-feira, João Paulo, Juninho, Matheusinho e Júnior Viçosa foram agraciados com o Troféu Telê Santana, que também celebrou Felipe Conceição, como melhor técnico do ano.
O Coelho foi destaque nesta edição do Telê Santana. Foram cinco prêmios garantidos, incluindo o de melhor técnico e quatro jogadores na seleção do ano.
Dos atletas premiados, Juninho foi um dos pilares do time americano na temporada 2019. No Coelho desde 2016, o volante atuou em 52 partidas no ano passado e marcou seis gols.
João Paulo também garantiu uma vaga na seleção do Telê Santana. Versátil, o lateral-esquerdo esteve presente em 47 partidas do América, anotando três gols. Assim como Juninho e Matheusinho, o atleta permanece no clube para a atual temporada.
Cria da base e vice-artilheiro do América no ano passado, o meia Matheusinho foi um dos destaques do time americano. Desde que subiu ao profissional, esta foi a primeira temporada completa do jogador. Foram 45 jogos disputados, com nove gols marcados.
Último premiado da seleção, Júnior Viçosa chegou para reforçar o América na temporada 2019 e terminou o ano como goleador do Coelho, com 11 gols. O centroavante se transferiu nesta temporada para o Vitória e, em vídeo, também agradeceu à premiação.
O América saltou para 26 prêmios no Troféu Telê Santana. Na última edição da premiação, o Coelho passou em branco, depois de levar quatro estatuetas para o Lanna Drumond em 2017.
Veja a lista dos vencedores do Troféu Telê Santana:
Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Lateral-direito: Orejuela (Cruzeiro)
Zagueiro: Cacá (Cruzeiro)
Zagueiro: Leo (Cruzeiro)
Lateral-esquerdo: João Paulo (América)
Volante: Jair (Atlético)
Volante: Juninho (América)
Meia: Cazares (Atlético)
Meia: Matheusinho (América)
Atacante: Marquinhos (Atlético)
Atacante: Júnior Viçosa (América)
Técnico: Felipe Conceição (América)
Revelação: Marquinhos (Atlético)
Artilheiro da temporada: Fred (Cruzeiro), com 21 gols em 54 jogos
Destaque do interior: Coimbra (campeão mineiro do módulo II)
Fair Play: Dona Salomé (torcedora-símbolo do Cruzeiro, falecida em 10 de dezembro de 2019)
Destaque Nacional: Minas Tênis Clube – Vôlei Feminino (campeão da Superliga, da Copa Do Brasil e e do Sul-Americano)