Premiação mais cobiçada de Minas Gerais, o Troféu Telê Santana foi criado em 2001. Mais uma vez, o evento será apresentado por Leopoldo Siqueira e contará com a presença de atletas, dirigentes, desportivas, autoridades esportivas, políticos, empresários, imprensa e convidados.
Os finalistas do troféu são eleitos a partir dos votos da crônica dos Diários Associados e do Conselho de Notáveis, composto por craques que deixaram seus nomes gravados como ícones do cenário esportivo. Já a escolha dos vencedores em cada categoria coube aos telespectadores do programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, por meio de ligações telefônicas.
Além de formar a Seleção Telê Santana 2018, o troféu homenageará também profissionais de outras modalidades que foram destaques no cenário nacional e internacional no último ano.
A premiação é uma realização da TV Alterosa e do Alterosa Esporte, com promoção do Superesportes e patrocínio da Amoeba e GV Pneus.
Ação especial da Amoeba levará torcedores mirins ao Telê Santana
Na edição desse ano, a Amoeba levará 10 torcedores mirins com um acompanhante adulto para assistir à cerimônia e ficar pertinho dos seus ídolos. No período de inscrições, os pais puderam ligar para os telefones divulgados durante o programa Alterosa Esporte e se inscreveram. Os ganhadores foram escolhidos por meio de um sorteio.
Confira as categorias, indicados e ganhadores das categorias sem votação do Troféu Telê Santana:
Seleção Telê Santana
Goleiro
Fábio – Cruzeiro
Victor – Atlético
João Ricardo – América
Lateral-direito
Edilson – Cruzeiro
Emerson – Atlético
Zagueiros
Leo – Cruzeiro
Dedé – Cruzeiro
Messias – América
Leo Silva – Atlético
Iago Maidana – Atlético
Lateral-esquerdo
Egídio – Cruzeiro
Fábio Santos – Atlético
Volantes
Henrique – Cruzeiro
Lucas Silva – Cruzeiro
Adilson – Atlético
Juninho – América
Meias
Cazares – Atlético
Thiago Neves – Cruzeiro
Matheusinho – América
Atacantes
Ricardo Oliveira – Atlético
Barcos – Cruzeiro
Arrascaeta – Cruzeiro
Revelação
Emerson – Atlético
Cacá – Cruzeiro
Craque do ano – ainda não divulgado
Demais categorias premiadas com troféus (vencedores escolhidos por comissão técnica):
Melhor técnico
Mano Menezes
Artilheiro do ano
Ricardo Oliveira
Fair play
Ipatinga - Projeto “Torcida Limpa”
Destaque do interior
Guarani, de Divinópolis - campeão mineiro do Módulo II
Vôlei feminino do Minas será homenageado
A campanha do Vôlei Feminino do Minas Tênis Clube no Campeonato Mundial de Clubes merece destaque. Sob o comando do técnico Stefano Lavarini, o time conquistou a medalha de prata no Mundial. Foram três vitórias e apenas duas derrotas. A final foi disputada contra o Vakifbank, da Turquia, em Shaoxing, na China, em dezembro de 2018. As atletas receberão uma homenagem especial no Troféu Telê Santana.