REGULAMENTO TROFÉU TELÊ SANTANA 2012
O Troféu Telê Santana premia os melhores jogadores do futebol mineiro na disputa do Campeonato Brasileiro. Com periodicidade anual, é realizado pela TV Alterosa, do grupo Diários Associados.
Bolsa de Craques
1. Ao longo do Campeonato Brasileiro de 2012, a cada rodada, os telespectadores do Alterosa Esporte deram notas, para as atuações dos jogadores em todas as rodadas, através do Portal Uai/Superesportes.
2. Às notas determinadas por essa votação, somaram-se um ponto extra pela regularidade na escalação; 10 pontos pela convocação para a Seleção Brasileira principal e 5 pontos extras para Seleções Brasileiras de base. E mais 5 pontos a cada premiação especial recebida da CBF, organizadora oficial do Campeonato Brasileiro.
3. Os jogadores mais votados na "Bolsa de Craques", em cada posição, ao longo do Campeonato Brasileiro 2010 das Séries A e B, são os indicados para concorrer à "Seleção do Ano" do Troféu Telê Santana.
4 . O jogador que acumula mais pontos ao longo da disputa do Campeonato Brasileiro é eleito, automaticamente, o "Craque do Ano", assegurando vaga na "Seleção do Ano" do Troféu Telê Santana.
5. Os demais finalistas da "Bolsa de Craques" se juntam para serem escolhidos por votação. Os mais bem pontuados na "Bolsa de Craques" disputarão novamente o voto popular e técnico.
Troféu Telê Santana
6.O Troféu Telê Santana premia os melhores jogadores do futebol mineiro na disputa dos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B. A "Seleção do Ano" é composta por: goleiro, lateral-direito, dois zagueiros, lateral-esquerdo, dois volantes, dois meias e dois atacantes. Além do treinador.
7. Não haverá disputa na posição já ocupada pelo "Craque do ano".
8. Nas demais posições da "seleção do ano", concorrem os jogadores mais bem classificados na Bolsa de Craques.
9. As categorias a serem votadas pelo público, crônica dos Diários Associados e Conselho de Notáveis, obedecem ao seguinte critério: 3 (três) concorrentes para "melhor goleiro"; "melhor lateral-direito" e "melhor lateral-esquerdo". As categorias "melhores zagueiros", "melhores volantes". "melhores meias" e "melhores atacantes" - que indicarão 2 jogadores na seleção do ano - apresentam 6 concorrentes em cada uma.
10.1. Se o "Craque do Ano" for jogador de uma posição, cuja categoria tem mais de um jogador na seleção (zagueiros, volantes, meias e atacantes), haverá a disputa de apenas uma disputa uma vaga. Assim, nessa categoria, o número de indicados será menor que 6.
11. Lembrando que o "Craque do Ano" entra de forma direta na seleção. Assim, na posição desse mais bem votado na Bolsa de Craques não haverá disputa;
12. Cada equipe tem, no máximo, dois jogadores em cada categoria. Clubes da Série A terão, obrigatoriamente, pelo menos um concorrente em cada categoria da seleção do ano.
13. A votação para os ganhadores do Troféu Telê Santana são feitas através de enquetes telefônicas, divulgadas no Alterosa Esporte); do voto técnico (dos cronistas esportivos do Grupo Associados Minas) e do Conselho de Notáveis.
14. A Crônica Esportiva é composta por profissionais do departamento de esportes da TV Alterosa, dos jornais Estado de Minas e Aqui; do programa Aqui Esportes e Portal Uai/Superesportes.
15. O Conselho de Notáveis é composto por ex-craques: Raul Plassmann, João Leite, Nelinho, Luisinho, Wilson Piazza, Zé Carlos; Evaldo, Dirceu Lopes, Palhinha, Jair Bala, Reinaldo, Paulo Isidoro, Dadá Maravilha, Ronaldo Luís, Toninho Almeida, Carlos Alberto Silva, Humberto Ramos, Lola, Vantuir Galdino, Nonato, Ilton Chaves e Euller. O órgão é presidido pelo técnico Renê Santana, representando o pai, Telê, homenageado pelo troféu.
16. O voto popular tem peso 6. Do Conselho de Notáveis, peso 2. Da Crônica Esportiva dos Diários Associados, peso 2.
17. A votação tem início em dezembro de 2012.
18. Outras categorias votadas pelo público, Conselho de Notáveis e crônica dos Associados, no Troféu Telê Santana de 2012: "destaque do interior" (disputadas por clubes de fora da capital que conquistaram títulos importantes no âmbito estadual) e revelação do futebol mineiro (jogadores jovens que surgiram no futebol profissional e no Campeonato Brasileiro este ano). E "destaque especial" - atletas de Minas Gerais que se destacaram no ano em modalidades diferentes do futebol.
19. O Troféu Telê Santana contempla, ainda, a premiação em categorias sem votação. Este ano, o troféu de "Destaque Nacional", será concedido ao Cruzeiro (campeão da Superliga Masculina de Vôlei); e "Destaque Internacional";
20. Outros troféus outorgados sem eleição referem-se aos vencedores de competições esportivas promovidas e transmitidas com exclusividade pela Tv Alterosa - "Destaque Estadual", para o campeão mineiro de Vôlei Masculino (Cruzeiro); e os vencedores da III Meia Maratona Internacional de BH: Damião Ancelmo de Souza (categoria masculina); Adriana Cristina Silva da Luz (feminina).
21. Os candidatos ao Troféu Telê Santana serão divulgados no Alterosa Esporte e nos veículos dos Diários Associados, após o encerramento da "Bolsa de Craques".
22. Os participantes concordam em ceder voz e imagem para divulgação na TV Alterosa e com todas as normas deste regulamento.
23. Todo o processo é auditado pela Walter Heuer Auditores Independentes Auditoria, que é responsável também pelo lacre e pela guarda dos resultados apuraados na votação. Os votos são lacrados e auditados pela Walter Heuer Auditoria.
24. Casos omissos serão decididos pela TV Alterosa com o aval da Walter Heuer Auditores Independentes.
25. A entrega dos prêmios será realizada nos primeiros meses de 2013, quando serão conhecidos os nomes dos vencedores.
TROFÉU TELÊ SANTANA
Regulamento do Troféu Telê Santana 2012
postado em 27/12/2012 15:08 / atualizado em 27/12/2012 15:14