Ex-volante do Cruzeiro, Leandro Guerreiro analisou o mercado do Cruzeiro em 2023. Entrevistado da semana no quadro Por Onde Anda?, do Superesportes, o atual comentarista do CruzeiroSports, no YouTube, disse que discorda com tantas mudanças no elenco.
Após a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, o Cruzeiro fez uma reformulação no elenco. Ao todo, foram 16 chegadas e 24 saídas. Veja todas as movimentações nas galerias abaixo.
Para Guerreiro, o clube celeste deveria ter mantido alguns jogadores. Ele também citou a própria experiência como jogador do América, em 2016, quando o Coelho foi rebaixado logo após conquistar o acesso à elite.
Saiba mais
"Eu teria mantido algumas peças, não teria mandado tanta gente embora, porque mereciam, deram resposta na Série B e poderiam dar resposta na Série A, mesmo sendo uma qualidade maior. Eu já vivi isso no América, que era assim, Subia para a Série A, mandava todo mundo embora, caia, isso aconteceu algumas vezes", opinou.
Leandro Guerreiro também falou sobre as contratações do Cruzeiro. Para ele,o time ainda precisa de alguns reforços que tenham qualidade assumir a condição de titulares.
"Eu ficaria com algumas peças, iria contratando. As contratações estão sendo feitas, mas ainda precisam de mais, com maior qualidade, para chegar e jogar. Série A é complicada, difícil, jogo duro em cima de jogo duro, não tem jogo fácil. É decisão em cima de decisão. A Série A é decidida no detalhe, tem três ou quatro chances para fazer gol", afirmou.
Após as ressalvas, o ex-volante avaliou o começo de temporada do time. Ele citou as dificuldades no início do Campeonato Mineiro, mas acredita que a Raposa tenha ganho confiança após o empate em 1 a 1 no clássico com o Atlético.
"Apesar disso, acho que o Cruzeiro está no caminho certo. Sofreu no início do Mineiro, mas agora está se entrosando. Fez um clássico muito bom, enfrentou o Atlético, que tem um elenco melhor. Nesse clássico, a confiança foi retomada, e acho que irá melhorar", disse.
O Cruzeiro está na segunda posição no Grupo C do Estadual, com os mesmo 11 pontos do líder Tombense. Na última rodada, a Raposa encara o Democrata-SL no sábado, às 16h30, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
Leandro Guerreiro atuou em 119 partidas pelo Cruzeiro entre 2011 e 2013, se sagrando campeão brasileiro e mineiro neste período. Em Minas Gerais, ainda vestiu a camisa do América em 147 oportunidades.
Em entrevista ao Superesportes, o ex-volante Guerreiro contou casos do elenco campeão brasileiro do Cruzeiro e da eliminação na Libertadores em 2011. Ele também relembrou uma polêmica com um diretor do América.
O "Por Onde Anda?" é um quadro quinzenal publicado no Superesportes e no YouTube do Portal UAI. Nele, são entrevistados ex-jogadores e ex-técnicos de América, Atlético e Cruzeiro que estão aposentados, sem clube ou em mercados alternativos do mundo da bola.