Ex-zagueiro do Atlético, Werley está sem clube desde que deixou o CSA no fim de 2022. O jogador de 34 anos foi o convidado do Por Onde Anda? desta semana e revelou se pretende retornar ao futebol.
O defensor não renovou o contrato após o clube alagoano ser rebaixado para a Série C do Brasileiro. Com a camisa do CSA, foram 34 jogos e três gols marcados.
Werley diz ter recebido propostas de times da Segunda Divisão, mas não aceitou para aproveitar o momento de descanso. Ainda assim, a ideia é dar sequência à carreira em breve.
"Eu precisava de um momento de descanso. Eu tive duas propostas em dezembro, de clube da Série B, mas optei por dar uma descansada. Essa rotina nossa de futebol exige muito. Não só fisicamente, mas psicologicamente também. Sai de casa com 13 anos, então nunca tinha parado. (...) Tem aparecido algumas coisas, estamos conversando. Tenho certeza que logo logo vou acertar algo para dar sequência a minha carreira", afirmou.
E como são os momentos de descanso do zagueiro? O jogador, que está em sua cidade natal, Oliveira (MG), conta que gosta de passar tempo com a família e, após o treino pela manhã, sair de casa, além de ir para a fazendo aos fins de semana.
"Gosto muito de ficar perto da minha família, dos meus amigos, ir para a fazenda. Futebol é muito bom, você realiza um sonho, mas perde muitas etapas e momentos da vida. Estar com as pessoas que ama, curtir com os filhos, esposa, pais. Estou curtindo muito, mas nunca deixei de treinar. De manhã eu treino e à tarde vou 'bater perna', andar, ver meus amigos. No fim de semana vou para a fazenda", comentou.
O ex-zagueiro do Galo ainda projetou ao menos três anos no futebol. Antes mesmo de aposentar, ele pretende realizar cursos para se tornar técnico após 'pendurar as chuteiras'.
"Tenho algumas coisas fora do futebol, mas tenho o sonho de ser treinador. Esse ano quero começar a fazer o curso da CBF, me preparar enquanto estiver jogando para que quando eu parar, esteja apto a trabalhar. Sei que é totalmente diferente, o atleta do treinador, então tenho que me preparar bem para essa nova etapa", projetou o defensor.
Inspirações para se tornar treinador?
Werley também comentou sobre algumas referências para a próxima profissão. Logo em seu começo no futebol, o zagueiro foi comandado por experientes técnicos no Atlético, como Emerson Leão e Celso Roth.
O defensor diz que aprendeu muito com cada um deles. Mesmo utilizado em posições diferentes, Werley comemora a oportunidade de ter sido treinador pelo trio.
"Eu aprendi muito com todos. Cada um dentro das suas características. O Leão me deu oportunidade mais na lateral-direita, para liberar mais o Júnior (ex-lateral-esquerdo). Um cara que tem disciplina, seguir a risca, chegava cedo no clube, cobrava de todos o profissionalismo. Foi um cara que aprendi muito, sou muito grato por ter me dado oportunidade", afirmou.
"O Celso me colocou na zaga. Foi um cara que aprendi bastante também. Depois o Luxemburgo. Sou grato a ele por tudo que fez por mim. Nos momentos difíceis no Atlético, na minha ida para o Grêmio. Um cara que aprendi muito. Quem trabalha com ele sabe por que ele ganhou. Muito diferenciado", relembrou o zagueiro.
Werley no Atlético
Werley chegou para as categorias de base do Atlético em 2002. Em 2008, foi emprestado ao Boavista-RJ e retornou ao clube mineiro em 2009, quando fez a primeira partida pelo time principal.
Ao todo, o defensor disputou 125 jogos e marcou dois gols pelo Galo, além de conquistar duas vezes o Campeonato Mineiro (2010 e 2012). Ele deixou o clube em 2012 para defender o Grêmio.
Na negociação, o Atlético cedeu 50% dos direitos econômicos do zagueiro e ainda pagou mais 3 milhões de euros pelo ex-goleiro Victor.
Antes do CSA, Werley ainda passou por Santos, Figueirense, Coritiba, Vasco e Atlético-GO.
Por Onde Anda?
O Por Onde Anda? é um quadro quinzenal publicado no Superesportes e no YouTube do Portal UAI. Nele, são entrevistados ex-jogadores e ex-técnicos de América, Atlético e Cruzeiro que estão aposentados, sem clube ou em mercados alternativos do mundo da bola.
Na entrevista desta semana, Werley também falou sobre a derrota por 6 a 1 para o Cruzeiro, comentou sobre a relação com Nathan, zagueiro do Atlético, e relembrou polêmicas e pontos importantes da passagem pelo Galo. Assista à conversa no vídeo abaixo: