Variação natural do vôlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos. Dispostos a praticar o esporte na praia, nas areias da Califórnia, os pioneiros começaram a dar seus saques e cortadas em 1920. Aos poucos, a idéia foi ganhando adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, até que, em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vôlei de praia. Três anos depois, veio o primeiro circuito, composto por etapas jogadas em cinco praias da Califórnia.
O sucesso da iniciativa motivou a fundação, em 1960, da California Beach Volleyball Association (CBVA), que impulsionou a prática, consolidando a modalidade mundialmente na década de 1980. Arrebatando diversos jogadores de quadra consagrados, o esporte ganhou, na Austrália, o primeiro circuito profissional. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, a modalidade tornou-se oficialmente um esporte olímpico.
No Brasil, a modalidade passou a ser praticada na década de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro. Durante as décadas seguintes, o vôlei de praia ganhou milhares de adeptos no país, mas era encarado como mera brincadeira de fim de semana.
Isso mudou a partir de 1986, quando se realizou o Hollywood Volley, em Copacabana e em Santos (SP), com a participação de atletas brasileiros e internacionais. Oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) após o Hollywood Volley, o vôlei de praia teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado nas areias de Ipanema, em 1987. A dupla Sinjin Smith/Randy Stoklos, dos Estados Unidos, conquistou o título, enquanto dois astros da Geração de Prata do vôlei de quadra brasileiro, Renan e Montanaro, foram os brasileiros ma is bem colocados, terminando em terceiro lugar. Estava aberta a porta para a evolução de uma modalidade que hoje ocupa posição de destaque no cenário esportivo brasileiro.
Potência brasileira
Graças ao grande litoral e à paixão pelo vôlei, o Brasil se tornou uma potência no esporte e é o segundo colocado no ranking olímpico, atrás apenas dos Estados Unidos. Os atletas brasileiros conquistaram três ouros, seis pratas e dois bronzes na modalidade.
O vôlei de praia se tornou esporte olímpico em 1996, nos Jogos de Atlanta.
Em Tóquio, o Brasil será representado pelas seguintes duplas:
Feminino
- Ágatha/Duda
- Ana Patrícia/Rebecca
Masculino
- Alison/Álvaro Filho
- Bruno Schmidt/Evandro
As medalhas do Brasil nas Olimpíadas:
Rio'2016
Ouro
Bruno Schmidt e Alison Cerutti
Prata
Bárbara SeixasÁgatha Rippel
Londres'2012
Prata
Alison e Emanuel
Bronze
Juliana e Larissa
Pequim’2008
Prata
Márcio Araújo e Fábio Luiz
Bronze
Ricardo Santo e Emanuel Rego
Atenas’2004
Ouro
Ricardo Santos e Emanuel Rego
Prata
Adriana Behar e Shelda
Sydney’2000
Prata
José Marco e Ricardo
Prata
Adriana Behar e Shelda
Bronze
Adriana Samuel e Sandra Pires
Atlanta’1996
Ouro
Jacqueline e Sandra Pires
Prata
Adriana Samuel e Mônica Rodrigues