A Cidade do México sediou a primeira Olimpíada na América Latina. O Brasil foi aos Jogos com 84 atletas (81 homens e três mulheres) e voltou com uma medalha de prata e duas de bronze.
O país competiu em 13 esportes: atletismo, basquete, boxe, esgrima, natação, pólo aquático, futebol, hipismo, levantamento de peso, remo, tiro esportivo, vela e vôlei.
Os medalhistas brasileiros foram Nelson Prudêncio, prata no salto triplo; Servílio de Oliveira, bronze no boxe, na categoria peso-mosca; e Reinald Conrad e Bukhard Cordes, bronze no iatismo na classe flying dutchmann.
O time de basquete masculino do Brasil manteve a tradição de bom desempenho nos Jogos Olímpicos e terminou em quarto, com seis vitórias em nove compromissos. As revelações do elenco foram Rosa Branca, Mosquito, Edvar Simões, Ubiratã e Hélio Rubens.
As sensações dos Jogos do México foram a ginasta tcheca Vera Caslavska, que conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata; e os norte-americanos Al Oerter, vencedor no lançamento de disco pela quarta vez seguida, e Bob Beamon, que quebrou o recorde mundial no salto em distância com a marca de 8,90m (55cm a mais que a anterior).