Os Jogos Olímpicos de Munique foram manchados pela morte de 18 pessoas, consequência de uma ação terrorista de palestinos na Vila Olímpica e de uma tentativa malsucedida da Polícia Alemã de capturar os criminosos. Morreram 11 reféns, todos atletas da delegação de Israel, cinco terroristas, um policial e um piloto de helicóptero.
Apesar do triste episódio, ocorrido em 5 de setembro, o COI decidiu dar continuidade à Olimpíada, encerrada seis dias depois.
O Brasil foi à então Alemanha Ocidental com 89 atletas (84 homens e cinco mulheres) e competiu em 13 esportes: atletismo, basquete, boxe, ciclismo, natação, futebol, hipismo, judô, levantamento de peso, remo, tiro esportivo, vela e vôlei.
O país conquistou duas medalhas de bronze: uma com Nelson Prudêncio, no salto triplo, com a marca de 17,05m, e outra com a judoca Chiaki Ishii, na categoria meio pesado.
O maior destaque da Olimpíada foi o nadador norte-americano Mark Spitz, que conquistou sete medalhas de ouro, com sete recordes mundiais - feito só batido por Michael Phelps em Pequim, em 2008.
Munique foi a primeira Olimpíada de Verão a ter uma mascote: o cachorro Waldi.