Rio 2016
  • Oferecimento:

OLIMPÍADA

2004 - Atenas

O Brasil levou a Atenas, na Grécia, a sua maior delegação olímpica até então. Foram 247 atletas, com 125 homens e 122 mulheres. Com cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, o país atingiu a 16ª colocação, o melhor desempenho no quadro geral de medalhas na história.
Os 247 atletas brasileiros competiram em 25 esportes: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica - artística e rítmica, handebol, hipismo, judô, lutas, natação, natação sincronizada, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

Para o Brasil, o fato mais dramático da Olimpíada foi a invasão de um fanático na prova de maratona. No km 36, o padre irlandês Cornelius Horan empurrou e agarrou o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que liderava a prova, e ele acabou perdendo posições. Apesar do episódio inusitado, Cordeiro conquistou o bronze e ainda a medalha Barão Pierre de Coubertin de mérito Olímpico oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os medalhistas de ouro do Brasil foram Rodrigo Pessoa, na competição de saltos, do hipismo; Robert Scheidt, na classe laser, da vela; Marcelo Ferreira e Torben Grael, da classe Star, também da vela; Emanuel e Ricardo, no vôlei de praia; e a Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, dirigida por Bernardinho. Maurício e Giovane foram bicampeões ao lado de uma nova geração de craques: Giba, Ricardinho, Gustavo, Dante e Nalbert.

As duas pratas foram do futebol feminino, nesse caso inédita para o esporte, e da dupla Adriana Behar e Shelda, do vôlei de praia. Além de Vanderlei Cordeiro, na maratona masculina, ficaram com o bronze Leandro Guilheiro, na categoria peso leve do judô e Flavio Canto, meio-médio do judô.

Outros feitos foram a quinta colocação de Daiane dos Santos no solo; a quarta posição de Diogo Silva e Natália Falavigna no taekwondo; a presença na final dos nadadores Thiago Pereira (200m medley), Gabriel Mangabeira (100m borboleta), Joanna Maranhão (400m medley), Flavia Delaroli (50m livre) e Joanna, Mariana Brochado, Monique Ferreira e Paula Baracho (revezamento 4x200m livre).

O astro da Olimpíada foi o nadador norte-americano Michael Phelps, que ganhou seis medalhas de ouro e duas de bronze, igualando o recorde do ginasta russo Aleksandr Dityatin.


Jogos Olímpicos

Tags: 2004 atenas

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.