A disputa entre brasileiro e francês pela medalha de ouro no salto com vara virou um dos grandes duelos do atletismo no Rio. Ao lado do atleta da casa, a torcida no Engenhão vaiou Lavillenie durante a competição. Decepcionado com a reação dos torcedores, o francês criticou o comportamento dos brasileiros na arquibancada, incomum no atletismo.
Já na noite desta terça-feira, a torcida voltou a se manifestar negativamente, assim que Lavillenie foi anunciado para receber a medalha, mas Thiago Braz abriu os braços em sinal de desaprovação e pediu para que o oponente fosse aplaudido. Neste momento, o atleta francês chorou com os gritos do público.
Sergei Bubka e Thiago tentaram consolar o francês nos bastidores. O ucraniano Bubka é uma lenda do esporte. Ele quebrou 17 recordes mundiais e elevou a modalidade a outro patamar.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, criticou as vaias do público na cerimônia da entrega de medalhas: "Chocante o comportamento do público vaiando Renaud Lavillenie no pódio. Inaceitável numa Olimpíada", disse.
Pole-vaulter Renaud Lavillenie consoled by Thiago Braz and Sergei Bubka after he was booed at medal ceremony pic.twitter.com/BrMoF3KGA0
— IOC MEDIA (@iocmedia) 17 de agosto de 2016